Publicidade

Turbogerador gigante inicia viagem de 15 dias no território maranhense

  • em


Uma megaoperação de logística foi montada no Maranhão para levar um turbogerador do Porto do Itaqui, em São Luís, até a Usina Termelétrica de Santo Antônio dos Lopes, a cerca de 300 quilômetros do ponto inicial. Para se ter ideia da complexidade da operação, a distância será percorrida em 15 dias, com velocidade média de sete quilômetros horários e com horários especiais de fechamento da BR 135, única rodovia que dá acesso à capital maranhense.

 

A peça a ser transportada pesa 355 toneladas e tem 106 metros de comprimento. A viagem começou nesta sexta-feira, 27, com o percurso se dando inicialmente dentro da ilha de São Luís. A parada do comboio se deu no povoado Pedrinhas, a 13 quilômetros do início da BR 135 e envolve uma carreta de 106 metros, 40 eixos e 320 pneus especiais, acompanhada por batedor e escolta, além de um equipamento denominado de sobreponte, que será utilizado na travessia de pontes existentes no percurso e que não foram projetadas para receber o peso do conjunto transportador (680 toneladas ao todo).

 

De hoje até domingo, o trajeto será percorrido durante o dia e a previsão é que, no domingo, 29, a carreta chegue a Santa Rita, a 60 quilômetros da capital. Dali até Miranda do Norte, o itinerário será cumprido entre as 23 horas de um dia até às 5 da manhã do dia seguinte e implicará na interdição total do trecho da BR, uma vez que haverá necessidade da montagem e desmontagem da sobreponte. Cada interdição demorará de três a seis horas.

 

A Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo batedor e pelas escoltas e que coordena a megaoperação não divulgou ainda o cronograma do restante do deslocamento, confirmando apenas que ele se prolongará até o dia 11 de dezembro. O gerador gigante pertence à Eneva, empresa que opera o Complexo Parnaíba, um dos maiores parques térmicos de geração de energia de gás natural do País.

 

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *