Publicidade

Novo livro de sexta-feira da Editoria UnB é “Anísio Teixeira e a cultura: Subsídios para o conhecimento da atuação de Anísio Teixeira no campo da cultura”, de João Augusto de Lima Rocha

  • em


A campanha de livro brinde continua na Editora UnB. Nesta sexta-feira, 29/05, acesse o site www.editora.unb.br e tenha acesso ao livro “Anísio Teixeira e a cultura: Subsídios para o conhecimento da atuação de Anísio Teixeira no campo da cultura”, de João Augusto de Lima Rocha, essencial para a compreensão de que escola e vida não podem ser separadas

 

Sinopse – “Anísio Teixeira e a cultura” é uma coletânea de textos que traz a excelência da obra de Anísio Teixeira, um dos mais importantes filósofos da educação brasileira. Ver a educação não como privilégio de alguns foi o que o levou a, junto com outros pensadores, redigir e a divulgar em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, inspirada em ideias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação. Os adeptos dessa Escola, que tinha como seguidores nomes importantes da intelectualidade brasileira, como Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes, entendiam que o único meio eficaz de combate às desigualdades sociais se encontrava num sistema estatal de ensino livre e aberto, cujo propósito era formar homens livres. Anísio Teixeira foi o mentor da criação da Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro e da Universidade de Brasília.

 

Um dos principais méritos deste livro é considerar que na ação transformadora em que se empenhou o educador – concentrada na educação pública – a preocupação com a cultura sempre esteve presente em seu pensamento. O autor procurou destacar a excepcionalidade do filósofo-educador para a observação dos aspectos culturais nas dimensões educacionais, em sentido amplo, por exemplo, com a implantação de bibliotecas na escola primária, e ainda na inauguração de escolas em que os alunos tinham aulas em um dos turnos e, no outro, desenvolviam atividades culturais, esportivas, de trabalho e de formação da cidadania.

 

O percurso que o autor se propôs para trazer ao leitor as ideias e reflexões desse educador fizeram-no articular o livro em duas partes. Na primeira – “Facetas do universo anisiano” –, estão compilados textos em que se apresentam aspectos relevantes da atuação de Anísio em cada um dos campos selecionados, inclusive a influência de John Dewey em sua trajetória. Traz ainda o texto de um folheto de cordel sobre a sua vida e obra. Na segunda parte – “A contemporaneidade do pensamento de Anísio Teixeira” – são apresentados, na íntegra, artigos de autoria de Anísio, que, segundo Lima Rocha, são textos reflexivos voltados para o objetivo de captar o interesse e a adesão dos leitores para a sua luta contínua pela aplicação das ideias transformadoras que buscou colocar em prática. Consta ainda um texto inédito do educador encontrado por Lima Rocha e correspondências trocadas com Darcy Ribeiro, Maurício Rocha e Silva, Monteiro Lobato e Dom Augusto Cardeal da Silva.

 

Ao leitor cabe descobrir os caminhos de instigantes reflexões e desdobrar-se no exame de preciosas contribuições que Anísio Teixeira nos legou. (Inês Ulhôa / Editora UnB)

 

Em iniciativa inédita, a Editora UnB disponibiliza toda sexta-feira download gratuito de um dos livros de seu catálogo. Uma surpresa a cada semana enquanto durar o distanciamento social – necessário para enfrentarmos a pandemia da Covid-19!

 

 

O livro ficará disponível por 24 horas no site www.editora.unb.br/Acessolivre.php

  • Compartilhe