Publicidade

Morre Just Jaeckin, o diretor de ‘Emmanuelle’

  • em



 

O cineasta e fotógrafo francês Just Jaeckin, mais conhecido por seu filme erótico Emmanuelle, morreu na terça-feira aos 82 anos, disse um porta-voz da família à AFP nesta quarta-feira.

 

 

 

“Just Jaeckin, o diretor de Emmanuelle com Sylvia Kristel, morreu em 6 de setembro na Bretanha devido a uma longa doença, aos 82 anos (…) Ele morreu cercado por sua esposa Anne, escultora, e sua filha Julia, fotógrafa “, disse seu agente em um comunicado.

 

 

 

O filme, lançado em 1974, teve grande sucesso internacional, do Japão aos Estados Unidos, e conta as aventuras sexuais de uma jovem na Ásia.

 

 

 

Foi o filme de maior bilheteria do ano na França, com cerca de 9 milhões de espectadores, e esteve na Champs-Elysées em Paris por treze anos.

 

 

 

Um fenômeno social, o filme foi visto nos cinemas por dezenas de milhões de espectadores, e muitos mais se você contar outras mídias.

 

 

 

Emmanuelle foi uma adaptação de um best-seller erótico de mesmo nome, escrito por Emmanuelle Arsan em 1959.

 

 

 

O produtor Yves Rousset-Rouard, que queria confiar o projeto a um jovem diretor, contratou Just Jaeckin, um fotógrafo sem experiência em longas-metragens.

 

 

 

Just Jaeckin passou a filmar dois outros filmes sexuais de alta voltagem, “O’s Story” e Lady Chatterley’s Lover, novamente com Sylvia Kristel.

 

 

 

O filme corria o risco de ser censurado na França, mas com a morte do presidente Georges Pompidou foi nomeado um novo secretário de Estado da Cultura, o que permitiu a estreia sem cortes.

 

 

 

O sucesso foi tão sensacional que foram rodados outros filmes que tomaram emprestado o nome do protagonista, com argumentos mais ousados.

 

 

 

Nascido em 1940 em Vichy (centro), Just Jaeckin era dono, juntamente com sua esposa, de uma galeria de arte em Paris onde basicamente expunham suas próprias pinturas e esculturas.

 

 

 

A estrela do filme, Sylvia Kristel, viu como seu nome estava intrinsecamente ligado ao do filme e do diretor.

 

 

 

Ele tinha problemas com drogas e álcool e teve que lutar contra rumores de todos os tipos, incluindo um suposto caso com o presidente Valéry Giscard d’Estaing, que ele negou.

 

 

 

Kristel morreu em 2012 de câncer, aos 60 anos. Seis anos antes, ela havia publicado sua autobiografia, “Nude”.

 

 

 

“Sílvia era uma mulher maravilhosa, muito pura, muito ingênua. Ela fez jus ao seu sobrenome, Kristel. Ela foi superada, como aconteceu comigo, pela comoção que Emmanuelle causou. Isso a marcou, foi muito difícil para ela. ”, explicou Jaeckin à AFP em 2012, por ocasião da morte da atriz.

 

 

 

Foto da capa: O cineasta e fotógrafo francês Just Jaeckin, mais conhecido por seu filme erótico ‘Emmanuelle’, morreu aos 82 anos. Na foto, o diretor se apresenta como um ciclista de corrida durante o 31º Festival Internacional de Cinema de Cannes, em 30 de maio de 1978. Foto AFP




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *