Publicidade

Lula adverte: se Eletrobrás for vendida, preço da energia vai subir como o da gasolina

  • em



O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, alertou para o fato de que a venda da Eletrobrás irá gerar na conta de luz efeito igual ao que ocorreu com o preço da gasolina após o desmonte da Petrobrás. A comparação foi feita, nesta quinta-feira (17/2), em entrevista à rádio Progresso FM, de Juazeiro do Norte (CE).

 

Lula tem razão no que diz. A gasolina brasileira é uma das mais caras do mundo por causa da política de paridade internacional de preços, que beneficia o bolso do acionista, mas arregaça o consumidor brasileiro. Lula se disse na entrevista desta quinta que está indignado com a destruição do Brasil causada por Jair Bolsonaro.

 

 

– Estou indignado e acho que o povo deve ficar indignado também – afirmou o ex-presidente, citando o desmonte da Petrobras e a tentativa de privatizar a Eletrobrás como provas de que o atual governo age contra os interesses da população.

 

 

– Se tem uma coisa que me deixa irritado é a canalhice que estão fazendo com a Petrobras. O que esses malandros fazem? Eles estão destruindo a Petrobras fatia por fatia. Na hora em que privatizaram a BR Distribuidora, apareceram aqui 432 empresas que estão importando gasolina dos Estados Unidos a preço de dólar. E quem paga? Quem tem carro, o caminhoneiro e o povo que vai no supermercado, porque o preço da gasolina, do diesel e do gás entra no preço dos alimentos – denunciou o ex-presidente.

 

 

Por isso, Lula disse que, caso concorra à Presidência e vença, vai fazer com que as estatais voltem a trabalhar pelos interesses do Brasil.

 

– Vou dizer em alto e bom som: nós vamos abrasileirar o preço da gasolina. O preço vai ser brasileiro. Porque os investimentos são feitos em reais – comprometeu-se.

 

 

Segundo o ex-presidente, observar o que ocorreu com a Petrobras permite à população compreender que a privatização da Eletrobras também não beneficiará os brasileiros.

 

 

– Estão querendo privatizar a Eletrobras para aumentar o preço da energia elétrica. Porque os empresários não têm preocupação se o povo está vivendo no escuro, eles querem é lucro. Quem tem que cuidar do povo é o Estado. Por isso fizemos o Luz Para Todos. Foram 15 milhões de pessoas beneficiadas e investimos mais de R$ 20 bilhões para levar energia à casa das pessoas – lembrou.

 

O que faz bem para a economia é a inclusão, diz Lula

 

 

Lula disse que o atual desafio do Brasil é o de se reconstruir.

 

 

– Quando deixei a Presidência, o Brasil estava entre a 6ª e 7ª economia do mundo. Hoje é a 13ª. Estávamos gerando milhões de empregos com carteira de trabalho assinada, fazendo investimento em educação, levando água para o Nordeste com a transposição do Rio São Francisco – elencou.

 

 

-Fico triste porque as coisas foram destruídas. (…) Mas é possível consertar o país. Quando cheguei à Presidência, em 2003, diziam que o Brasil estava quebrado e não tinha conserto. Pois esse país foi consertado – completou.

 

 

Para o ex-presidente, o Brasil precisa de um governo que trabalhe para todos.

 

 

– Eu quero que o empresário ganhe, mas quero que o trabalhador ganhe também. Eu quero que o fazendeiro viva bem, mas que o trabalhador rural, também – explicou.

 

 

Na prática, isso significa um governo que não olhe apenas para os interesses do mercado, como faz Bolsonaro.

 

 

– Eu não vou pedir voto para o mercado. Vou pedir para o povo brasileiro, que é, na verdade, o grande mercado que eu quero ajudar neste país. O mercado não existirá se não existir um povo com capacidade de trabalhar e de consumir. O que faz bem para a economia é a inclusão, não a exclusão – definiu.

 

 

– Não quero que o mercado venha me perguntar o que eu vou fazer. Eu quero perguntar para o mercado: o que vocês vão fazer para acabar com a fome neste país? O que vão fazer para gerar emprego, para tornar o crédito mais barato para o povo, para diminuir o endividamento da sociedade brasileira, para parar de cobrar 300% de juros no cartão de crédito. Quero chegar para o banqueiro e perguntar: que Brasil você quer? Quer um Brasil onde, no final do ano, você teve um lucro de R$ 30 bilhões e o povo está na pobreza? Essa é a discussão que nós temos de fazer neste país. Não é um Brasil para mim, é um Brasil para o Brasil – acrescentou, dizendo-se certo de que é possível para o Brasil voltar a registra taxas de pleno emprego.

 

 

Precisamos devolver ao povo do Nordeste a cidadania

 

 

Falando mais especificamente da região Nordeste, Lula defendeu que os investimentos na região sejam retomados.

 

 

– Nós precisamos devolver ao povo do Nordeste a cidadania, o direito de viver bem, de trabalhar, de comer, de ser feliz. O povo nordestino é um povo que merece respeito do país inteiro porque é um povo que carrega muito sofrimento ao longo da história pelo abandono das elites governantes deste país – afirmou.

 

 

Por saber do potencial da região que Lula a apoiou como nenhum outro presidente fez.

 

 

– A transposição do Rio São Francisco ficou 88% pronta no nosso governo, e fico muito feliz de saber que o semiárido nordestino e mais Fortaleza vão ter definitivamente a solução da água, porque é o mínimo que o Estado tem que fazer. Quem nasce em Copacabana, na Avenida Paulista, em Fortaleza não sabe o que é a falta d’água no sertão, não sabe a importância de fazer a transposição ou de construir 1,4 milhão de cisternas, como nós fizemos pelo país afora – disse.

 

*Por Esmael Morais

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.

 

 

Você pode nos ajudar aqui:

 

 

Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

 

 

BRB

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

 

 

→  PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

 

 

📷 Instagram

🎞️YouTube

📱Facebook  

💻Site

 

 

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

 

 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com