Publicidade

Cuba e Venezuela saúdam acordo entre Governo da Colombia e ELN

  • em



O presidente cubano Miguel Díaz-Canel destacou: “Esperamos que durante o próximo ciclo, o qual nos honramos em receber em La Habana, se continuem os avanços pela paz da Colômbia”.

 

As autoridades de Cuba y Venezuela saudaram nesta sexta-feira o Acordo de México firmado entre o Governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional [ELN] ao concluir o segundo ciclo de diálogos de paz entre ambas partes na capital mexicana.

 

As delegações informaram na sexta-feira que combinaram uma nova agenda para a paz da Colômbia [a que chamaram Acordo de México], assim como acordos sobre os elementos iniciais para a participação da sociedade e, por último, sobre elementos iniciais para o cessar-fogo entre o Governo e o ELN.

 

Numa mensagem publicada em sua conta oficial de Twitter, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou: “Saudamos o ‘Acordo de México’ e esperamos que durante o próximo ciclo, o qual nos honramos em receber em La Habana, se continuem os avanços pela paz da Colômbia”.

 

O chanceler cubano Bruno Rodríguez também se somou às felicitações e estabeleceu em seu tuit: “Observamos como importante avanço [a] adoção do Acordo de México: Nova Agenda de Diálogos para a Paz e/ o Gov da Colômbia e o ELN”.

 

“Saudamos sua firma pelas Partes e definição de aspectos preliminares para abordar o Cessar-Fogo e a Participação em próximo ciclo em Cuba”, mencionou o ministro de Relações Exteriores”.

 

Cuba será a sede do terceiro ciclo de diálogos de paz entre o Governo da Colômbia e o ELN, numa data ainda por anunciar. A primeira mesa de conversações teve como sede Caracas, Venezuela, e a segunda ocorreu na Cidade do México.

 

O chanceler da Venezuela, Yván Gil, publicou na mesma rede de micromensagens que o presidente do país, Nicolás Maduro, em nome do Povo e do Governo venezuelano, felicitou ao Governo da Colômbia e ao ELN, “por terem desenvolvido exitosamente o Segundo Ciclo de Diálogos de Paz na Cidade do México”.

 

A chancelaria mexicana, por sua parte, afirmou no Twitter que o país, como anfitrião dos diálogos entre colombianos, “homologou uma das melhores facetas de sua política externa, sustentada em princípios constitucionais, como a solução política de controvérsias e a promoção da paz”.

 

“O Governo do México subscreve seu compromisso de continuar apoiando o processo de diálogo de paz entre o Governo da Colômbia e o ELN. Ante isso, os garantidores do México participarão no terceiro ciclo de negociações, a se celebrar proximamente em Cuba”, escreveu a pasta.

 

Da Telesur. Tradução > Joaquim Lisboa Neto
Enlace > https://www.telesurtv.net/news/cuba-venezuela-saludan-acuerdo-gobierno-colombia-eln-20230311-0003.html

 

 

(*) Por Joaquim Lisboa Neto, coordenador na Biblioteca Campesina, em Santa Maria da Vitória, Bahia; ativista político de esquerda, militante em prol da soberania nacional.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *