Publicidade

Banco dos BRICS ajuda Brasil na recuperação econômica

  • em



O Banco dos BRICS concedeu ao Brasil uma ajuda de mil milhões de dólares de forma a apoiar as pequenas e médias empresas, fornecendo-lhes acesso a crédito e garantias que as ajudem a superar problemas temporários de liquidez

 

 

Foi em Marraquexe que o Brasil, representado pelo ministro das Finanças, Fernando Haddad, celebrou o acordo de empréstimo com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, mais conhecido como Banco dos BRICS, Dilma Rousseff. Este acontecimento foi realizado no âmbito do Programa de Assistência Emergencial do Brasil e do Projeto de Recuperação Económica.

 

 

 

Com o empréstimo concedido pelo Banco dos BRICS, o objectivo passa por melhorar o acesso das pequenas e médias empresas ao crédito, «fornecendo garantias que as ajudem a superar problemas temporários de liquidez, assegurar a continuidade das suas operações e reforçar a sua sustentabilidade financeira, evitando assim uma perda significativa de empregos», conforme se pode ler no site oficial da instituição financeira.

 

 

 

Com isto, espera-se que sejam aumentados os limites de crédito e que se reduzam as taxas de juro dos empréstimos concedidos, ficando o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, uma empresa pública federal brasileira, como gestor do Programa, estabelecendo os requisitos de elegibilidade tendo em conta critérios ambientais e sociais.

 

 

 

Espera-se que com isto haja um impacto no mercado de trabalho no Brasil e que haja uma articulação com as metas traçadas para o alívio da pobreza; para a industrialização, inovação e criação de infraestruturas; e para a redução das desigualdades.

 

 

 

Segundo Dilma Rousseff, «este é um empréstimo substancial com juros de SOFR +1,64%, pelo prazo de 30 anos. Tendo em conta estes termos e o prazo previsto, é sem dúvida um empréstimo que pode facilitar investimentos estratégicos». A mesma diz ainda que «são 5 mil milhões de reais, recursos que chegam num momento oportuno enquanto o país, sob a liderança do presidente Lula, trabalha para sua reconstrução, fortalecendo a sociedade e a economia, promovendo a inclusão social e procurando a recuperação de empregos e o crescimento económico».

 

 

 

A diferença deste tipo de empréstimo para os empréstimos concedidos pelo Banco Mundial ou FMI foi também esclarecida por Dilma, já que, segundo a mesma, o Banco dos BRICS «rejeita a imposição de condicionalidades relacionadas à definição de políticas públicas. Está no ADN do banco que cada país defina a sua própria estratégia de desenvolvimento».
 

O Banco dos BRICS foi criado em 2015 pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para mobilizar recursos para projetos de infraestruturas e de desenvolvimento sustentável nos BRICS e noutras economias de mercado emergentes e países em desenvolvimento. Em 2021, o Banco dos BRICS iniciou a expansão do número de membros e admitiu Bangladesh, Egipto, Emirados Árabes Unidos e Uruguai como novos países membros.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com