Publicidade

Vitória do PT em Maricá com 88,09% superou as expectativas

  • em


 

Já era esperado, mas o percentual de 88,09% dos votos válidos (76.285) dados a Fabiano Horta, prefeito do PT reeleito em Maricá (RJ), superou todas as expectativas. Horta já é considerado um fenômeno nacional. Além disso, a governabilidade está garantida com 16 vereadores da base e apenas um da oposição. O PT passou de 3 para 4 vereadores. O PCdoB e o PDT ficaram com 3 cada um.

 

Um dos segredos desse sucesso, além do modo petista de governar, foi a ampla aliança que Horta conseguiu articular, unindo ao PT mais cinco partidos: MDB, PDT, Avante, PCdoB e Cidadania. O vice eleito na chapa puro sangue é o petista Diego Zeidan, provável sucessor em 2024.

 

Fabiano Horta se reelegeu ancorado em politicas públicas sociais como a tarifa zero no transporte público – sucesso internacional – e a renda universal – paga com a moeda social, conhecida como Mumbuca – de circulação exclusivamente local.

 

Como plano de governo de continuidade, Horta propõe ampliar as vagas na educação infantil, manter o programa Passaporte Universitário, implementar centro comunitário de idiomas e ampliação dos Centros de Educação Pública Transformadora. Na saúde, as propostas incluem a ampliação de atendimento no Hospital Che Guevara com exames de alta complexidade e cirurgias, expansão do programa saúde da família, implantação da maternidade municipal, entre outros.

 

Também há propostas para ampliar o Renda Básica da Cidadania, implantação de um Restaurante Popular e a criação de um ‘Banco de Alimentos’. Para o próximo governo, Fabiano Horta propõe a ampliação do transporte gratuito para toda a cidade, além de expandir a quantidade de ciclovias e parques e praças públicas, água para todos e saneamento básico.

 

Maricá é uma das cidades pioneiras no Brasil na implementação de um auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19, crédito para micro e pequeno empresário e investimento na agricultura familiar e orgânica.

A cidade tem atualmente 161.000 habitantes e vive basicamente da produção de petróleo. A exploração do campo de Lula, pela Petrobras, é o principal responsável por garantir consideráveis receitas de royalties ao cofres da prefeitura, valor que tem crescido ano a ano. Em 2017, Maricá se tornou a cidade do Estado do Rio que mais recebeu royalties (R$ 746,78 milhões).

 

Desempenho do PT – Na avaliação de Fabiano o desempenho eleitoral do PT foi positivo, mas ele está empenhado agora em ajudar, no segundo turno, a eleição do candidato petista Dimas Gadelha no município vizinho de São Gonçalo, que recebeu 117.346 votos válidos (31,36%). A disputa lá é com o Capitão Nelson (Avante), que teve 85.399 votos (22,82%).

 

O prefeito Horta esteve no primeiro turno em São Gonçalo, mas vai dar prioridade total nesta segunda rodada. No programa de governo de Dimas estão as propostas vitoriosas de Maricá. Horta considera que uma “vitória em São Gonçalo consolidará o partido na região”.

 

Leia matéria correlata no link https://www.brasilpopular.com/eleicao-em-marica-rj-fabiano-horta-do-pt-pode-se-reeleger-com-ate-70-dos-votos/

 

  • Compartilhe