A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal (DF) completou um ano. De 19 de janeiro de 2021 até esta quarta-feira (19), o sistema público de saúde em Brasília aplicou mais de 5,1 milhões de doses, imunizando 2.210.438 pessoas. O percentual de vacinados alcançou a marca de mais de 77% da população. O número de mortos reduziu expressivamente, embora a quantidade de contaminações vem aumentando.
A presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, comemorou os números de vacinação no DF e enalteceu o trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS). “A impressionante capacidade e expertise do Programa Nacional de Imunizações, nosso SUS, alcançou percentuais significativos de cobertura por todo País, salvando muitas vidas e retomando o nosso local de destaque no mundo”, disse.
No entanto, criticou a demora no início da vacinação com estratégias equivocadas, especialmente pelo Governo Federal, que atrasou em disponibilizar os imunizantes. Além de insistir no negacionismo e tratamentos comprovadamente ineficazes.
No DF, 11.132 pessoas perderam a vida para a Covid-19. Em todo o País, a pandemia já fez mais 622 mil vítimas.
A vacinação em massa reduziu significativamente o número de óbitos. Hoje, a média de mortes no DF está em 2,4. Mas em 16 março do ano passado o índice era dez vezes maior, quando alcançou a marca de 24,86. No dia 30 daquele mês, o número de mortos em 24 horas bateu recorde, quando 94 pessoas perderam a vida.
Novos casos
Embora a incidência de casos graves de Covid-19 tenha diminuído, a taxa de transmissão vem aumentando. O número registrado nesta quarta (19) foi de 2,46. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o coronavírus para outras 246.
A alta na taxa de transmissão é a maior registrada em 2022 e supera, em dobro, as infecções constatadas em um único dia de 2021, que foi de 1,42 em 5 de março do ano passado. O ideal é que a taxa esteja abaixo de 1.
Em razão disso, mesmo com 77% da população vacinada no DF o cenário ainda não é favorável. Isso porque, assim como vários outros estados, Brasília vive um surto de novos casos.
Ocupação de leitos em UTI
Hoje, a taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em quase 80% e se os casos graves continuarem subindo podem pressionar o sistema de saúde novamente.
“O bom percentual de cobertura vacinal, por si só, não nos tira de um cenário pandêmico ainda preocupante. Observamos com a chegada de novas variantes, como a Ômicron, a elevação significativa das taxas de transmissão e de ocupação de leitos. A cada nova variante os imunizantes são colocados à prova quanto a sua eficácia diante das mutações do vírus”, alerta.
Prevenir é a melhor saída
Medidas de prevenção como evitar aglomerações, usar máscaras, lavar as mãos e usar álcool em gel ainda são muito importantes. Para Jeovânia, a única forma de superar a pandemia é acreditar na ciência, investir no conjunto de medidas preventivas, evitar a repetição de erros no controle efetivo da doença e combater a propagação de fake news.
“A sensação de segurança após a imunização não nos permite renunciar às demais medidas de prevenção, cabendo às autoridades públicas combater o negacionismo e priorizar suas tomadas de decisão em bases científicas e epidemiológicas”, destaca Jeovânia.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
🎞️YouTube
💻Site
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua
Deixe um comentário