Publicidade

UTIs chegam a 100% de ocupação em São Luís

  • em


São Luís chegou hoje (28), aos 100% de ocupação dos leitos de UTI da rede hospitalar do Estado exclusivos para a covid-19. Não há leitos de terapia intensiva disponíveis também na rede privada. Os poucos leitos desocupados pertencem ao Hospital Universitário.

 

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, informou hoje que o Hospital Universitário (vinculado à UFMA) está operando, a partir desta semana, com 40 leitos de terapia intensiva exclusivos para atendimento a pacientes diagnosticados com a covid-19. E, dependendo de o governo federal entregar respiradores, mais 10 leitos de UTI serão disponibilizados para o combate à epidemia nos próximos 20 dias.

 

Outros 90 leitos clínicos foram reservados para receberem pacientes pós tratamento intensivo, “facilitando a rotatividade e ampliando a oferta ao sistema, que já se encontra saturado”, disse o reitor.

 

O número de casos diagnosticados chegou a 2.804 casos no Estado inteiro, dos quais 2.415 somente nos quatro municípios da Ilha da capital. Agora, são 71 municípios com pelo menos um caso confirmado. Os óbitos agora são 166, 21 a mais do que nas 24 horas anteriores.

 

O Estado tem perspectiva de instalar novos leitos de terapia intensiva. Há prédios disponíveis e equipamentos instalados, mas o gargalo parece ser o da falta de pessoal especializado. O governo estadual está chamando 40 médicos para contratação imediata, está transformando em bolsistas estudantes do último ano do curso de Medicina e solicitando a três instituições de ensino superior a antecipar a formatura de seus alunos da área médica.

  • Compartilhe