Publicidade

Um dos mandantes do assassinato de Margarida Alves dá nome à rua de Campina Grande

  • em



Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) divulgou uma nota denunciando o absurdo

 

 

A Câmara Municipal de Campina Grande, Paraíba, aprovou, na terça-feira (23), o Projeto de Lei 183/2022, que dá o nome de José Buarque de Gusmão Neto, Zito Buarque, a uma rua da cidade. O PL é de autoria do vereador Waldeny Santana (União Brasil) e só teve o voto contrário da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

 

Margarida Alves foi assissinada com um tiro no rosto disparado de uma espingarda calibre 12. Ela era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Segundo relatos de quem assistiu ao crime, ela estava na porta de sua própria casa quando o atirador, Betâneo Carneiro dos Santos, chegou encapuzado.

 

 

Dos cinco acusados de serem os mandantes do crime, apenas dois foram julgados e absolvidos: Antônio Carlos Coutinho e José Buarque de Gusmão Neto, conhecido como Zito Buarque. Agnaldo Veloso Borges já faleceu e os irmãos Amaro e Amauri José do Rego permanecem foragidos. Ou seja, ninguém foi punido pelo assassinato da dirigente sindical.

 

 

Na época de seu assassinato, Margarida denunciou a Usina Tanques ao Ministério do Trabalho. De propriedade de Zito Buarque, a usina foi acusada de abusos contra canavieiros e o descumprimento da legislação trabalhista. Em nota, a Contag denuncia o absurdo. Confira.

 

 

Como é de conhecimento público, a líder sindical Margarida Maria Alves foi assassinada em 12 de agosto de 1983, na porta de sua casa. O principal acusado é Agnaldo Veloso Borges, então proprietário da usina de açúcar local, a Usina Tanques, e seu genro, José Buarque de Gusmão Neto, mais conhecido como Zito Buarque.

 

José Buarque de Gusmão Neto, mais conhecido como Zito Buarque.

 

 

Margarida é símbolo de luta e resistência das mulheres do campo, da floresta e das águas e dá nome à Marcha das Margaridas.

 

 

Diante de todo esse simbolismo e de toda a sua importância histórica, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) entende que o legado de Margarida precisa ser valorizado e respeitado. No entanto, fomos surpreendidos nessa semana com a notícia de que foi aprovado o Projeto de Lei 183/2022, que denomina José Buarque Gusmão (Dr. Zito Buarque) como uma das novas ruas de Campina Grande.

 

 

O projeto é de autoria do vereador Waldeny Santana, do União Brasil, e foi aprovado por 15 votos a 1. O único voto contrário partiu da vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

 

 

A CONTAG, como organização coordenadora da Marcha das Margaridas, repudia tal medida porque fere o interesse público previsto na Constituição Federal em seu Artigo 37, os princípios da Administração Pública e é absolutamente ilegal. A CONTAG vai perseguir por todos os meios jurídicos providências para que essa medida não avance. É um absurdo e um desrespeito ao legado dessa grande líder paraibana e à luta das margaridas de todo o País.

 

Diretoria da CONTAG




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *