Publicidade

TV Comunitária de Brasília: formando videomakers mirins

  • em



Há uma década e meia, a TV Comunitária de Brasília, o Canal Cidade Livre, forma crianças, alunas das redes de ensino pública. A capacitação desperta uma vocação profissional e incentiva o debate de temas do cotidiano da garotada

 

A TV Comunitária de Brasília – Canal Cidade Livre inova com sua Escola de Mídia. Há mais de quinze anos a emissora comunitária se transformou numa escola de videomakers populares, abrindo uma porta profissional e artística para crianças da rede pública de ensino do Distrito Federal.

 

No Brasil, existem cerca de 120 TVs Comunitárias. Elas foram criadas a partir da Lei do Cabo, sancionada de janeiro de 1995, que criou a figura dos canais de acesso público, dentre eles, os canais legislativos e as emissoras comunitárias, que devem ser geridas por uma associação sem fins lucrativos. O que diferencia a TV Comunitária de Brasília das co-irmãs em outros estados é a iniciativa de oferecer cursos gratuitos de televisão para crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio da Escola de Mídia – TV em Movimento. A grande maioria é moradora das cidades periféricas ao Distrito Federal.

 

Histórico

 

A capacitação de meninos e meninas começou há mais de 15 anos, quando a sede do canal ainda era no Teatro dos Jornalistas, do Sindicato dos Jornalistas. Os primeiros cursos foram fruto de uma parceria com o grupo Reação, coordenado pelo então professor do Centro de Ensino Médio nº de Sobradinho, Wagner Odara. Ele atuava com alunos egressos de escolas públicas de Sobradinho, Planaltina, Arapoanga e Vale do Amanhecer.

 

Acesse o link a seguir e leia matéria completa no Blog Brasília por Chico Sant’Anna: https://chicosantanna.wordpress.com/2022/05/16/tv-comunitaria-formando-videomakers-mirins/

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *