Publicidade

Transferência da sede do governo e o lançamento da Flica, Cachoeira celebra 200 anos da independência da Bahia

  • em



Jerônimo Rodrigues participa de transferência da sede do Governo do Estado para Cachoeira e do lançamento da FLICA na cidade, onde pela primeira vez um governador da Bahia participa deste lançamento.

 

Com participação do governador Jerônimo Rodrigues, a sede do Governo do Estado será transferida para o município de Cachoeira, neste domingo (25). Às 6h, será iniciada uma série de eventos, ações e serviços, nas áreas da cultura e educação, para comemorar os 200 anos da Independência da Bahia. A mudança da sede do governo, da capital baiana, de Salvador para Cachoeira tem como objetivo valorizar a importância da cidade nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil.

 

 

Entre as atividades previstas para este ano estão a apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeirana, na Praça da Aclamação, seguida da Celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira; além do lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na Fundação Hansen Bahia, e da Sessão Solene, às 10h, na Câmara Municipal.

 

Segundo a assessoria do governador, outro destaque da programação matutina é a inauguração do marco alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, às 11h30. A ação é realizada pelo projeto itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

 

 

A programação conta com aulas públicas e atividades lúdicas da Biblioteca de Extensão (BIBEX), traz também serviços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e o Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE). A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) também estará na cidade com uma unidade móvel para fazer orientação, acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência.

 

 

No período da tarde, será ministrada, às 14h, uma aula pública, organizada pelo Centro de Memória da Bahia e, às 15h, o desfile Cívico Militar dá o tom da festa. As Fanfarras Escolares dos colégios da rede estadual de ensino, organizadas pela Secretaria de Educação (SEC), vão mobilizar, este ano, cerca de 350 estudantes, segundo programação local.

 

 

Fundação Hansen Bahia.

 

Enquanto a cidade de Cachoeira respira o São João, a Fundação Hansen Bahia (FHB) está trabalhando nos preparativos para o Lançamento da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA, maior evento literário do Norte e Nordeste. O encontro que acontece neste domingo, 25, a partir das 11 horas. A presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e comitiva, diversas autoridades, a imprensa local e regional e de convidados, estar confirmada.

 

 

“Essa é a primeira vez que um governador da Bahia participa do Lançamento de uma edição da FLICA na cidade de Cachoeira”, informa Jomar Lima, coordenador geral da Feira Literária Flica e coordenador executivo da Fundação Hansen Bahia.

 

 

A comitiva e seus visitantes serão recepcionados pelas Filarmônicas Sanfelista, 25 de junho, Lyra Ciciliana, e outras manifestações culturais.

 

 

Para os que tiverem presentes, vai poder conferir no Museu/Galeria (provisório), a exposição “Navio Negreiro – Caminhos das Lágrimas”, do artista alemão Hansen Bahia; uma homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, composta por vinte gravuras recém emolduradas.

 

 

Já para os que não puderem estar presente, vai poder assistir os momentos das trocas de conteúdos entre convidados e participantes, através das redes sociais, onde terá transmissão ao vivo pelo canal YouTube da FHB.

 

 

A FLICA 2023 acontecerá de 26 a 29 de outubro de 2023, em Cachoeira, e contará com grandes nomes da literatura baiana, nacional e internacional. O maior evento do Norte e Nordeste do Brasil, é na Bahia!

 

 

Uma realização da Cali e FHB. Contatos com a imprensa: Liz Senna, WhatsApp 71. 99106-6487

 

Espero vocês

 

 

(*) Fábio Costa Pinto, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa ABI e conselheiro da Fundação Hansen Bahia.

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com