Publicidade

Todos os bancos russos sob sanções serão excluídos do SWIFT, diz governo alemão

  • em



Depois que o presidente russo Vladimir Putin anunciou na quinta-feira (24) uma operação especial militar para desmilitarizar e “desnazificar” a Ucrânia, o Ocidente impôs sanções severas à Rússia.

 

Todos os bancos russos já sujeitos às sanções ocidentais serão excluídos da Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras Interbancárias (SWIFT), com a possibilidade de que outros bancos russos também venham a ser excluídos do sistema, anunciou o governo alemão na noite de sábado (26).

 

“Isso [a medida] visa cortar essas instituições dos fluxos financeiros internacionais, o que restringirá massivamente suas operações globais”, afirmou o porta-voz do país.

 

O porta-voz acrescentou que as nações ocidentais “enfatizaram sua disposição de tomar mais medidas caso a Rússia não encerre seu ataque à Ucrânia e, portanto, à ordem de paz europeia”.

 

Antes da decisão, tomada em discussão conjunta entre os líderes ocidentais, a mídia informou que a Alemanha havia avaliado seu apoio à desconexão da Rússia do sistema internacional de pagamentos como possível, mas sob “certas condições”.

 

Além disso, a Comissão Europeia divulgou uma declaração conjunta assinada pelos líderes da França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e EUA em que condenam a atual operação militar e se comprometem a implementar medidas restritivas contra a Rússia.

 

“Nos comprometemos a impor medidas restritivas que impedirão o Banco Central da Rússia de lançar mão de suas reservas internacionais de forma a prejudicar o impacto de nossas sanções”, diz o comunicado.

 

 

Vários grandes bancos russos, incluindo Sberbank e VTB, ficaram sob as novas sanções depois que o país iniciou sua operação especial militar na Ucrânia. Sob as medidas, várias empresas estatais russas foram impedidas de atrair capital estrangeiro.

 

Sanções também foram impostas à indústria e ao fornecimento de produtos de alta tecnologia para a Rússia. A Alemanha interrompeu a certificação do gasoduto Nord Stream 2, enquanto o Reino Unido fechou o espaço aéreo para a Aeroflot, a maior companhia aérea da Rússia.

 

Aviões esperam fim da nevada para continuar seus voos no aeroporto de Sheremetievo, nos arredores de Moscou – Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2022

 

Panorama internacional
Em retaliação, Rússia fecha espaço aéreo às companhias da Bulgária, Polônia e República Tcheca

 

As autoridades russas disseram que prepararam um plano de ação com antecedência em caso de uma nova onda de sanções e darão todo o apoio necessário às empresas que se enquadrarem nas restrições, garantindo o bom funcionamento da economia.

 

Moscou também disse que está trabalhando em medidas de retaliação, mas os detalhes ainda não são conhecidos.

 

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou decretos reconhecendo a soberania das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk na segunda-feira (21), seguido pelo lançamento de uma operação especial militar pela Rússia, na última quinta-feira (24), para desmilitarizar e “desnazificar” a Ucrânia.

 

A espiral de sanções ocidentais vem se desenrolando desde 2014, após a reunificação da Crimeia e da cidade de Sebastopol à Rússia por meio de um referendo no qual mais de 95% dos moradores votaram a favor.




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *