STF marca julgamento do orçamento secreto para 7 de dezembro
por Redação com Mídia Ninja em
O agendamento dessa pauta para a próxima quarta-feira gerou a trend “orçamento secreto não”, que aninou as redes digitais após o posicionamento da presidente do Supremo
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, liberou, nessa sexta-feira (2), para julgamento da Corte, as emendas de relator à Lei Orçamentária Anual, chamadas de orçamento secreto.
Mais cedo, a ministra havia liberado o caso para a pauta, sem estabelecer uma data para a análise do caso pelos 11 magistrados que compõem o STF. No entanto, no início da noite, ela decidiu agendar a votação para o próximo dia 7 de dezembro, próxima quarta-feira.
Segundo apuração do site Mídia Ninja, há outros itens na pauta de quarta, o que pode adiar a análise do orçamento secreto. Se as ações forem levadas a julgamento, a análise deve começar com um relatório apresentado por Rosa Weber sobre o tema, seguido de explanações dos advogados dos partidos autores das ações (PSB, Cidadania, PV e PSOL).
A prática, também chamada de “Bolsolão”, foi tema frequente durante as eleições e se destacou durante o mandato de Bolsonaro.
Em novembro, o voto de Rosa, relatora dos processos, embargou temporariamente os pagamentos e determinou que o Congresso criasse um sistema para dar publicidade aos gastos. Os ministros vão analisar agora a constitucionalidade dessas ações.
A notícia ganhou uma repercussão nas redes sociais, e a trend “ORÇAMENTO SECRETO NÃO” animou o Twitter. Confira alguns destaques os tweets:
💥 VITÓRIA DA SOCIEDADE
💥 VITÓRIA DA SOCIEDADE Rosa Weber enfim pautou a ação que pede a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto. Deve ir a julgamento em até 10 dias.
É hora de aumentar a pressão no STF! Assine e divulgue a petição.
O Supremo Tribunal Federal vai julgar em até 10 dias a ação que pede a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto (BOLSOLÃO). Vamos pressionar o STF.#OrcamentoSecretoNAOpic.twitter.com/SEmmqACaz9
GRANDE DIA! O STF vai julgar em até 10 dias a ação que pede a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto (BOLSOLÃO). Agora é hora da sociedade colocar pressão no Supremo 💪🏾
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário