Publicidade

STF confirma constitucionalidade de resolução do Cruesp sobre reajuste salarial

  • em



Resolução de 2019 dispõe sobre o índice de reajuste dos vencimentos e salários dos servidores da USP, da Unesp e da Unicamp

 

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) pela constitucionalidade da Resolução Cruesp nº 1, de 13 de junho de 2019, que dispõe sobre o índice de reajuste dos vencimentos e salários dos servidores da USP, da Unesp e da Unicamp. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça, no dia 25 de novembro.

 

 

O Ministério Público do Estado de São Paulo ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), em que afirmava que o ato normativo do Cruesp violava artigos da Constituição Federal e do Estado de São Paulo ao conceder reajuste para servidores e que a autonomia universitária diz respeito a atividades pedagógicas, científicas e de pesquisa, e não sobre remuneração.

 

 

De acordo com o ministro do STF, Edson Fachin, a decisão do Órgão Especial do TJSP não viola diretamente a Constituição Federal, apoiando-se em legislação local. A decisão monocrática baseou-se, ainda, no parecer da Procuradoria Geral da República, segundo o qual julgados anteriores do STF aplicaram a Resolução Cruesp nº1/2019 sem “qualquer declaração de inconstitucionalidade da referida resolução”.

 

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *