Publicidade

SindBancários de Porto Alegre está sob nova direção após primeira eleição virtual de sua história

  • em


A nova diretoria tomou posse no dia 31 de agosto. Não houve posse presencial ou celebrações, em função da pandemia da Covid-19, somente a assinatura da ata por representantes da comissão eleitoral e pelo presidente eleito, representando a chapa vencedora. Foi um processo de organização inédito, que reelegeu a atual diretoria do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) para a gestão 2020-2024, no dia 26 de agosto.

 

A campanha, as reuniões da comissão eleitoral e a votação, foram feitas em formato digital, em função da pandemia . Essa foi a primeira eleição virtual na história da entidade.

 

A Chapa 01 intitulada “Preparada para Lutar e Proteger” conquistou 3.843 dos votos válidos, representando 73,6% dos 5.218 votos totais. “Houve uma grande participação da categoria”, explica o presidente eleito Luciano Fetzner. Na sua avaliação, a votação eletrônica mostrou uma tendência que veio para ficar. “Vivemos um desafio nesta pandemia, mas vimos que estes processos vieram para a facilitar a vida dos colegas”. Luciano reforçou a ampliação da democracia interna do sindicato, uniu diversas forças políticas de esquerda bem como o crescimento das alianças, com apoio de três centrais sindicais. “Se ampliou a representação política. Queremos garantir a unidade na pandemia, e reforçar a luta contra o governo Bolsonaro que insiste em retirar os direitos da classe trabalhadora”, acrescenta. Ele tem 34 anos, é bancário há 14 anos no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), nascido em Porto Alegre e atua como supervisor. Pertence ao Conselho de Administração do banco.

 

O SindBancários de Porto Alegre e Região, filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), é um dos 38 sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (FETRAFI-RS), fundada em 1º de Maio de 1943.

 

Apuração das eleições na sede do SindBancários de Porto e Região

 

  • Compartilhe