Publicidade

Silvio Rodríguez recebe o Prêmio Leteo na Espanha e destaca as conquistas da Revolução Cubana

  • em



O cantor e compositor cubano Silvio Rodríguez recebeu o Prêmio Leteo na Espanha. Foto: Prensa Latina

 

O músico Silvio Rodríguez recebeu o Prêmio Leteo na noite de segunda-feira na cidade espanhola de León , onde também destacou o progresso cultural da Revolução Cubana.

 

O prêmio, que já foi obtido, entre outros, por Antonio Gamoneda, Martin Amis, Paul Auster, John Banville, Erri de Luca, Mircea Cartarescu, Juan Gelman, Angélica Liddell e Gonzalo Rojas, é concedido pelo clube cultural Leteo deste cidade.

 

Os argumentos para a atribuição do prêmio apontam para seu “compromisso com a palavra como antídoto a tudo que ameace a dignidade e como salvaguarda do conhecimento, da beleza e do pensamento”.

 

Silvio se apresentou ontem no encerramento do Partido do Partido Comunista da Espanha , no amplo auditório Miguel Ríos Rivas-Vaciamadrid, após o ato central do centenário daquela organização.

 

Em seguida, ele se apresentará no Wizink Center em Madrid, no dia 2 de outubro, dentro de sua turnê. A espera acabou O autor de Ojalá e El unicornio azul anunciou que os benefícios de seus dois concertos em Madrid serão usados ​​para comprar insumos para a saúde de Cuba.

 

A Medicuba-Espanha, um dos grupos integrantes do Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC), destacou que os recursos arrecadados serão destinados à compra de medicamentos, principalmente antibióticos, antitérmicos e antiinflamatórios.

 

Depois de receber o Prêmio Leteo, referiu-se à facilidade com que os jovens cubanos continuam tendo acesso à formação artística em 62 anos da Revolução “com uma formação gratuita que chega a quem deseja estudar”.

 

No auditório da Ciudad de León, Silvio afirmou que a política cubana de promoção das artes e da cultura criou uma enorme fonte de talentos.

 

Ele admitiu que “às vezes há uma contradição de que muitos jovens são formados, mas então não há base material para sustentar todo o talento que surge devido a problemas econômicos”.

 

 

Agradeceu em especial a distinção recebida, que revela que um grupo de jovens amantes da literatura e das artes pensaram desde uma cidade da cultura como León, que são dignos de a receber.

 

O diretor do Clube Cultural Leteo, Rafael Saravia, comentou que Rodríguez é autor da trilha sonora há várias gerações e sua obra é permeada de profunda emoção.

Do site Cuba Debate

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *