Publicidade

Seu nome é Gal

  • em



Nascida e batizada Maria das Graças Costa Penna Burgo, Gal era uma bárbara, uma Doce Bárbara! De barbarismo brasileiro, mestiça, negra e mameluca, era de sua performance exclusiva um certo cantar doce e libertário que sorrateiramente foi entranhando em nossos corações como uma poção mágica inebriando a geração da gente, ávida por bênçãos de poesia, liberdade amor e encantamento naquela quadra contextual de um Brasil ainda encalacrado no Poder do Coturnos.

 

 

O que ela tinha de bonito por fora, talhada sob medida para se exibir glamurosamente como uma deusa da mitologia tropical, tinha de belo por dentro, como um exemplo de bondade excessiva do Criador, outorgada a algumas poucas criaturas na face da terra. Já era metaverso bem antes da tecnologia se apoderar desse verbete. Tridimensional, tinha no seu ser em si a inquietude do pensamento criativo, o mistério do sentir holístico e o pulsar transformador da ação artística fervorosa, bem assentada no profundo da espiritualidade de quem nasceu na Bahia de todos os santos.

 

 

Se o Tropicalismo foi Gal, Gal foi também o Tropicalismo! Se a Bossa-Nova se fez Gal, Gal também consubstanciou a Bossa-Nova! João Gilberto deu-lhe régua e compasso, e asa, e sonhos, e horizonte, e tempero de magia, e luz, e espiritualidade em grande monta para que ela viesse a ser o amálgama liquidificador de todos os matizes musicais da criatividade tupiniquim. O raio fulminante de sua voz infinita relampeou em todos os quadrantes vívidos da Música Popular Brasileira!

 

 

Perde-se no imemorial do tempo as mil faces do seu cantar manso, intimista, cheio de malemolência, lúdico, translúcido, sensual, politizado, revolucionário, vigoroso, terno e sublime como um coral e anjos e pecadores!

 

 

Ao partir, Gal Costa não deixa só saudades! Deixa em cada uma de nossas células o ressoar citoplasmático da sua voz e do seu canto eterno, sem fim nem começo, como a vida!

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *