Publicidade

Serra do Curral: Zema exonera presidente do Iepha que revelou ilegalidade

  • em



Felipe Cardoso Vale Pires assinou um ofício afirmando que o projeto de mineração da Tamisa não passou por análise do órgão e não recebeu anuência para aprovação. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é do Novo: o partido político criado por banqueiros para privatizar o Brasil

 

 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), exonerou neste sábado (14/5) Felipe Cardoso Vale Pires do cargo de presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

 

 

 

A dispensa acontece quinze dias depois de o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovar o projeto de mineração na Serra do Curral da Taquaril Mineradora S.A. (Tamisa).

 

 

 

Em março, Felipe enviou um ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) revelando que o projeto não havia tramitado pelo Iepha. O Estado de Minas teve acesso ao documento.

 

 

 

“Não passou por análise do órgão, quanto à avaliação de impacto ao patrimônio cultural, e não possui manifestação/anuência expedida por este órgão estadual de proteção”, declarou no documento.

 

 

 

Entre as condições prévias para o licenciamento ocorrer, estão os estudos e autorizações do Iepha e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

 

 

Na decisão de hoje, publicada no Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais, Zema também anunciou que Marília Palhares Machado vai ser a nova presidente do órgão.

 

 

 

Para Roberto Andrés, urbanista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, a decisão do governador ressalta a interferência política no processo.

 

 

 

“As irregularidades vão ficando mais expostas. Agora este documento veio à público, dois meses depois, mostrando que o Ipeha não fez o estudo e não deu a autorização, conforme previsto por lei”.

 

 

 

Em nota enviada ao Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) informou que Felipe deixou o cargo há três meses e ajudou na escolha da nova presidente e que, portanto, não tem relação com o processo de licenciamento da Serra do Curral. Confira a nota na íntegra:

 

 

 

“O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), informa que a arquiteta e urbanista Marília Palhares Machado assume a presidência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

 

 

O arquiteto Felipe Cardoso Vale Pires deixa o cargo a pedido encaminhado há três meses, após cumprir transição durante o processo de escolha da nova presidente. A mudança, portanto, não tem relação com o processo de licenciamento da Serra do Curral. O desligamento oficial foi publicado na edição deste sábado (14/5) do Diário Oficial de Minas Gerais.

 

 

Felipe Pires esteve à frente do Iepha no período de maio de 2021 a maio de 2022. O Governo de Minas agradece os serviços prestados. A alternância  na presidência do Iepha dará continuidade às boas práticas de gestão e condução transparente dos trabalhos.”

 

 

Leia também:

A mineradora da Serra do Curral que desafia até a Polícia Federal

 

Foto da capa/legenda: Zema exonerou presidente do Iepha 15 dias após o Copam aprovar projeto de mineração na Serra do Curral. Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Acesse: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/05/14/interna_politica,1366528/serra-do-curral-zema-exonera-presidente-do-iepha-que-revelou-ilegalidade.shtml




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *