Nesta sexta, o senador Rogério Carvalho (PT) cobrou “prisão perpétua” para os envolvidos na tragédia de Manaus
O chamado “G7”, grupo formado por senadores de oposição e independentes da CPI do Genocídio, pretende enviar o relatório final da comissão ao Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado em Haia, nos Países Baixos. A CPI completou 45 dias, nesta sexta-feira (11), o equivalente a metade do período previsto inicialmente.
Segundo informações da jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, a CPI pretende ouvir juristas nas próximas semanas para das embasamento legal à apresentação que será feita ao tribunal internacional com pedido de julgamento do governo Jair Bolsonaro pro crime contra a humanidade.
Em entrevista a O Antagonista, o senador Otto Alencar (PSD-BA) confirmou a intenção de acionar o TPI. “Vamos denunciar [Bolsonaro] à Corte de Haia para que eles tomem conhecimento sobre o que aconteceu no Brasil”, afirmou.
“Eu acho que nós vamos chegar a um termo para responsabilizar integrantes do governo federal por ação e omissão. Foram 480 mil mortes, vamos chegar a 500 mil ou mais do que isso. É uma cidade grande que desapareceu no Brasil. Destes mortos, 320 mil são pessoas com mais de 60 anos. Foi o pai, o avô que deixou de prover o filho e o neto”, disse ainda
Durante sessão realizada nesta sexta, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) também adotou um tom duro, indicando que poderia pedir prisão perpétua de Bolsonaro.
“Tem uma coisa que é a fé pública. Se a pessoa virou presidente, ele tem, no mínimo, uma credibilidade. Se ele fala, aquela declaração tem um grau de fé pública e isso está sendo usado para levar as pessoas à morte deliberadamente”, afirmou o senador. “O que foi feito em Manaus foi um experimento com seres humanos. Se for apurado com lupa é para dar prisão perpétua”, completou.
Para Carvalho, as investigações que estão sendo realizadas na comissão e estudos como o do epidemiologista Pedro Hallal mostram que “o crime de extermínio está se configurando”. “É preciso responsabilizar essas pessoas”, cobrou.
Da Revista Fórum
Bando de doentes mentais, desespero nunca visto antes em uma nação, o povo tem que reagir, não deixar esses crápulas difamar nosso país mundo a fora. os verdadeiros assassinos foram aqueles que roubaram e lucraram com tudo isso, mais assassinos são aqueles que os protegem.