Publicidade

Seguridade Social em tempos de Covid-19 será tema no Fórum Social Virtual que começa no sábado

  • em



 

Como construir uma política de seguridade social em tempos de Covid-19. E garantir acesso universal e democrático. Temas que serão debatidos no dia 28 de janeiro, no Fórum Social Mundial Virtual 2021, durante atividade autogestionada, a partir das 17h.

 

“Sabemos da complexidade do debate em torno das lutas pela proteção social no marco do capitalismo. Necessitamos inovar em conteúdos e em metodologias que nos permitam dialogar entre todos os campos desta seguridade social ampliada e suas configurações convergentes entre agendas de luta social e sua materialização na reorganização do Estado e nas novas configurações de sociedade, resume o médico, epidemiologista Armando De Negri, Coordenador Geral da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE) .”

 

Para Armando, essas proteções sociais são construídas, considerando as lutas e campanhas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), pelos bens comuns em saúde – a vacina contra a Covid-19, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de seguridade social, de Renda Básica de Cidadania. Passam também pelas lutas sindicais por trabalho, emprego e previdência, transporte público, moradia, água e saneamento, contra a fome e pela soberania alimentar, educação pública e gratuita. Com apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Atingidos por Barragens (MAB), CUT entre outras entidades.

 

A edição do Fórum Social Mundial em 2021 será totalmente online, de acordo com os protocolos, devido à pandemia, que começará a partir do próximo sábado, 23, até o dia 30 de janeiro. A linha mestra dos debates será justamente encontrar caminhos para o mundo pós Covid-19, com o acirramento das desigualdades sociais e econômicas. O Fórum Social Mundial foi criado em 2001 e completa duas décadas de existência neste ano. Temas como justiça social, meio ambiente e democracia estão na programação do Fórum Social Mundial 2021. A programação pode ser consultada neste link: https://wsf2021.net/

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *