Publicidade

Segundo turno e a militância raiz

  • em



Em primeiro lugar, temos que voltar à raiz da palavra “militante”. Militante (político) é alguém que se sente parte de um coletivo oprimido, explorado ou prejudicado de alguma forma e se organiza com pessoas com a mesma visão para conquistar direitos e poder. Logo, quem defende o status quo, o presidente opressor, miliciano, fascista não é militante. Este é, na verdade, um propagador de falsas ideias, conceitos, preconceitos em nome de uma visão errada da sociedade, das pessoas e de sua própria dignidade.

 

Adjetivei aqui “militância” porque raiz é uma palavra que dá a ideia de que vem de baixo, é do chão, que brota e que produz algo, uma árvore e seus frutos, por exemplo.

 

Ficar sentado e reproduzir algo a favor do Lula, desmentindo as fake news do inominável é algo positivo. É uma forma de agir, tem que ser feito. Mas não basta.

 

O militante raiz é aquele que vai em busca de conquistas com os seus semelhantes, os seres humanos de carne e osso: seus amigos, vizinhos, conhecidos, moradores do condomínio, que pega a bandeira e vai para a rua, juntando-se a outros, para formar um mar de cores, de sons cantados ou gritados, tudo e todos na mesma direção, para derrubar obstáculos.

 

É militante raiz aquele que busca com outros uma militância que seja capaz de ser escutado, o que exige paciência, troca de ideias, conversas demoradas, uma capacidade de “perder seu tempo” para ganhar um voto aqui e outro ali.

 

Não ganhamos nada com xingamentos, com provocações ou caindo na provocação de malfeitores, milicianos, daqueles que são a Banalidade do Mal ambulante, seja num carro ou na rua.

 

Hora de ir à luta, resgatar o velho espírito militante que nos trouxe até aqui. Sem medo de ser feliz!

 

(*) Por Adeli Sell, professor, escritor e bacharel em Direito.

 



SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *