Publicidade

Se não existe almoço de graça por que o STF dá carta branca as privatizações de Bolsonaro?

  • em


Estranho a posição do STF aprovando a privatização de estatais de Bolsonaro sem passar pelo Congresso Nacional (4).

 

Isso atende a interesse de quem? A população segundo várias pesquisa em sua maioria é contra as privatizações (2), e se os deputados representam o povo, que é contra as privatizações o senado que representa os estados que deveriam impedir a privatização das estatais que é a dilapidação do patrimônio público.

 

Como foi na privatização da Br Distribuidora a segunda empresa brasileira em faturamento só perdendo para a Petrobrás holding (9).

 

Bolsonaro Na BR demitiu 600 petroleiros e, os que ficaram, tiveram redução de 30% nos salários ou iam para a rua.  Bolsonaro além de esconder o comprador da Empresa, juntamente com a BR distribuidora doou, ou seja, passou de graça, o 3º mercado de combustível do mundo pois o do Brasil só perde para os EUA e China (5,6).

 

Disse André Motta ao CGN: 

 

“E quem comprou o controle da BR, qual o “investidor estratégico” que não aparece? Calma, ele não apareceu porque convém esconder o jogo para não desvendar a “pechincha” que foi a compra do controle do mercado de combustíveis no Brasil. Desconfio que seja a SHELL, atrás do “biombo” Raizen, mas não tenho certeza” (7).

 

Se o STF estivesse se espelhando na Globalização constataria que no mundo desenvolvido, principalmente na Europa, a palavra de ordem é reestatizar, pois a maioria sabe que a venda de estatais é a privatização dos lucros e a estatização dos prejuízos.

 

Tanto que, entre 2000 e 2017, 884 serviços foram reestatizados no mundo, sendo 83% deles de 2009 em diante: “Tendência é especialmente forte na Europa, mas acontece em países de todo o mundo “(8).

 

Sendo que, nos serviços privatizados, preços altos e falta de investimentos estão entre reclamações mais comuns.

 

E o Supremo dá esses poder a Bolsonaro um presidente que acaba de ser eleito o mais corrupto do mundo (1).  Um presidente que quando deputado queria fuzilar FHC por vender estatais e nossas reservas petrolíferas e agora presidente faz pior (3).

 

Para a sociedade o STF que se constitui de funcionários publico, pago pelo contribuinte e deveria ser guardião da Constituição Federal não dos interesses dos banqueiros, mercado e dos monetaristas que estão por trás das privatizações.  Fica a pergunta: Se não existe almoço grátis quem está pagando ao STF a conta desse banquete!

Fonte: 1 – https://br.noticias.yahoo.com/jair-bolsonaro-e-eleito-o-corrupto-do-ano-no-mundo-170518547.html

2 – https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/visualizar/67-dos-brasileiros-e-contra-a-privatizacao-das-estatais

3 – https://www.esmaelmorais.com.br/2018/12/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

4 – https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/02/bolsonaro-parabeniza-stf-por-decisao-sobre-petrobras.htm

5 – j.cut.org.br/noticias/br-distribuidora-coloca-cerca-de-600-trabalhadores-na-rua-de-uma-so-vez-c227

6 – https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/br-distribuidora-pressiona-funcionarios-a-aderir-a-pdv-sem-dizer-qual-salario-terao-apos-cortes.shtml

7 – https://jornalggn.com.br/politica/quem-comprou-o-controle-da-br-distribuidora-por-andre-motta-araujo/

8 –  https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/07/reestatizacoes-tendencia-crescendo-tni-entrevista.htm

9 – https://www.boletimdaliberdade.com.br/2019/07/24/governo-privatiza-controle-da-br-distribuidora-segunda-maior-empresa-brasileira-em-faturamento/

 

Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 

  • Compartilhe