Publicidade

Maranhão: Saúde toma novas medidas de prevenção à covid-19

  • em



Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (25), o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, apresentou novas medidas de combate ao novo coronavírus no Estado. Devido a ao aumento no número de novos casos, o Maranhão passará a adotar novas medidas de distanciamento.

 

Entre as medidas está a ampliação no número de leitos na rede estadual, e os atendimentos nas UPAs do Parque Vitória e Vinhais, que passam, a partir desta terça-feira (26), a atender apenas pacientes com Covid-19.

 

Em São Luís, o Hospital Carlos Macieira volta a ser exclusivo para pacientes com o novo coronavírus e 50 novos leitos serão entregues no Hospital Aquiles Lisboa, no bairro Vila Nova. Em Imperatriz, 11 novos leitos de UTI serão abertos no Hospital Macrorregional.

 

O Estado apresentou nos últimos dias uma alta na taxa de ocupação de leitos exclusivos para a Covid-19. Segundo o boletim divulgado nesse domingo (24), só na Grande Ilha, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 81%.

 

Outro dado preocupante é o número de jovens entre 24 a 35 anos sem comorbidades que estão em UTIs. O secretário Carlos Lula informou que 10% dos leitos de UTI do hospital Carlos Macieira estão sendo ocupados por pacientes dessa faixa etária.

 

Para conter o número de novos casos e, consequentemente, novas internações, o secretário Carlos Lula, anunciou medidas como a suspensão de eventos como casamentos, batizados e festas de aniversários. A Portaria 55 de 17 agosto de 2020 havia autorizado pequenos eventos com a capacidade de até 150 pessoas no estado, porém fica proibido este tipo de evento por 14 dias. A medida entra em vigor nesta terça-feira (26).

 

As cirurgias eletivas também ficam suspensas por 14 dias nos hospitais da rede estadual em São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Imperatriz e Balsas, cidades onde foram registradas taxas críticas de internação por Covid-19. Metade das consultas laboratoriais também será suspensa neste período.

 

Carlos Lula informou, ainda, que a testagem drive-thru será mantida por tempo indeterminado na capital maranhense. O atendimento ocorre, das 8 h às 16h, no estacionamento do Parque do Rangedor, no bairro Calhau, em São Luís.

 

O secretário Carlos Lula, anunciou, ainda, a chegada do primeiro lote da vacina de Oxford/Astrazeneca que será distribuído aos municípios maranhenses, à medida que alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.

 

Foto: Karlos Geromy/Governo do Maranhão
  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *