Sarau Afro Urbano celebra cultura no DF com encontro de escritores em Ceilândia
por Dandara Barbosa – Jornal Brasil Popular/DF em
Com a presença de Sandro Sussuarana (BA) – organizador do Sarau da Onça, em Salvador, Bahia – a programação gratuita terá ainda feira literária e batalha de rima
Dando início às atividades que vão celebrar o mês da consciência negra no Distrito Federal, acontece neste sábado o Sarau Afro Urbano – uma reunião de escritoras e escritores negros que publicam de forma independente. Com o propósito de enaltecer a cultura e a arte negra, o encontro vai permitir o contato do público com os autores, que também vão participar da feira literária, assinando as obras que estarão à venda no sarau.
Além de nomes conhecidos no DF, como as poetas Tatiana Nascimento, Karla Calasans e Pedro Ivo, este ano o evento conta com a participação do escritor baiano Sandro Sussuarana, organizador do tradicional Sarau da Onça em Salvador. E para valorizar todos os tipos de arte literária, uma batalha de rima vai acontecer no encerramento do sarau, com MCs convidados. Tudo ambientado com muita música e ritmos negros.
O Sarau Afro Urbano será realizado no dia 22 de outubro, a partir das 16h, no espaço Jovem de Expressão, que fica na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte. Toda a programação é gratuita e faz parte do Festival Afro Urbano, que chega à segunda edição realizando ações culturais e artísticas de valorização às vidas negras.
Serviço:
Sarau Afro Urbano
Com feira literária e batalha de rima
Data: 22/10/22 (sábado)
Horário: 16h
Local: Espaço Jovem de Expressão – (QNM 18/20, Praça do Cidadão – Ceilândia Norte)
Sobre os escritores
Tatiana Nascimento (DF) – tem 10 livros autorais publicados (poesia, ensaio), três deles traduzidos. Já publicou mais de 50 autoras/es negres/LGBTs pela Padê editorial. É idealizadora e cofundadora do Slam das Minas DF, primeira batalha de poesia exclusiva para mulheres e lésbicas do Brasil.
Pedro Ivo (DF) – licenciado em Letras (UnB), Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG), docente das áreas de Linguagem e Educação no Instituto Federal de Brasília (IFB). Autor de Espelho das Cores (2015), Amores Angústias e Flores: poesias escolhidas (2015), AFROqueer existência: dor luta amor (2018) e Narrativas Afrobixas (2020). É membro do Coletivo de Escritores LGBT+ do DF e do Coletivo Afrobixas/DF.
Sandro Sussuarana (BA) – organizador do Sarau da Onça, em Salvador, é produtor cultural e articulador de Jovens do bairro de Sussuarana. Tem participação em várias atividades culturais da cidade do Salvador como: Ações Poéticas nas Comunidades do MAM (Museu de Arte Moderna) e na comunidade de Novos Alagados (Uruguai).
Karla Calasans (DF) – é atriz, professora, escritora, poeta e diretora de criação da Cia Abrigo Santo. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, mestra pelo Departamento de Literatura na Universidade de Brasília.
Sobre Cassangue Produções
A Cassangue Produções é uma produtora do Distrito Federal com a missão de fortalecer e valorizar a cultura e os ensinamentos da população negra. O objetivo é enaltecer e criar espaços para a produção artística e intelectual de pessoas negras.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário