Publicidade

São Luís (MA) já está sob lockdown

  • em


São Luís e os três outros municípios da ilha da capital convivem desde a zero hora de hoje (5) com as medidas restritivas à circulação de pessoas e veículos impostas pela decretação de lockdown, feita pelo Judiciário e acatada pelo Executivo. A principal consequência é o fechamento dos limites terrestres e marítimos à ilha.

 

Na BR-135, única via de acesso à capital por terra, o trânsito está restrito aos veículos de carga e a alguns veículos de passeio autorizados (como ambulâncias, viaturas policiais e outros). Já em relação à operação de ferries-boats, que ligam São Luís à Baixada Maranhense e ao vizinho estado do Pará, as viagens s foram reduzidas a quatro por dia, duas saindo da capital e duas entrando. Em tempos normais, as viagens nas duas direções chegavam a 24, diariamente.

 

Ontem, 4, a movimentação nos supermercados e agências bancárias foi superior aos dias anteriores, no que foi entendido como uma forma de evitar saídas desnecessárias de casa no período em que o lockdown se estenderá. A decisão do juiz Douglas de Melo Martins determina que a medida estará em vigor até o dia 14 próximo. Muita gente aproveitou o fim da tarde e a noite de ontem para sair da ilha, gerando engarrafamentos de veículos na BR-135.

 

Hoje pela manhã, em sua conta no Twitter, o governador Flávio Fino fez uma avaliação inicial do acolhimento das medidas restritivas pelos cidadãos.  “Boa adesão da população às medidas preventivas adicionais que implantamos hoje em São Luís. São 50 postos de fiscalização e controle”. O chefe do Executivo prometeu fazer uma nova avaliação ao fim do dia.

 

Apesar da avaliação positiva do governador, fotos e vídeos postados nas redes sociais davam conta de movimentações de pessoas em torno de agências bancárias, em feiras e nas ruas, Bairros como João Paulo, São Cristóvão, Cidade Operária (São Luís) e Maiobão (Paço do Lumiar) apresentavam trânsito de veículos e pessoas similares ao período anterior ao lockdown.

 

Nas barreiras de fiscalização, muitos motoristas em atividades não autorizadas foram orientados a retornarem a suas casas. Na estrada que liga São Luís a São José de Ribamar, houve engarrafamentos em uma das barreiras.

 

Ontem, 4, o número de casos confirmados de covid-19 no Estado chegou a 4.530, um aumento de 303 em relação ao dia anterior. Com isso, interrompeu-se a série de quatro dias (iniciado a 29 de abril, quando havia se verificar o maior número de casos diagnosticados em um só dia (386).

 

A ocupação de leitos de terapia intensiva em São Luís permanece num nível crítico. O índice é de 96, 89 por cento – dos 161 existentes exclusivos para a covid-19, 156 recebem pacientes. Seis novos municípios apresentaram casos da doença: agora são 116 num total de 217.

  • Compartilhe