Rússia doa trigo para Cuba em meio ao aumento global no preço dos grãos
por Sputnik Brasil em
A Rússia doou nesta quinta-feira (21) quase 20 mil toneladas de trigo para Cuba, atingida pela alta dos preços globais dos grãos.
O embaixador russo em Cuba, Andrei Guskov, disse em uma cerimônia que o governo de seu país concordou, no ano passado, em enviar os grãos para Cuba.
Entretanto, o navio que transportava o trigo, disse Guskov, ficou parado na ilha por um mês devido às sanções ocidentais impostas à Rússia.
Restrições bancárias complicaram os pagamentos da Rússia ao remetente, disse ele, impossibilitando o barco de descarregar e “converter o trigo em pão para os cubanos”.
“O que aconteceu mostra claramente que as medidas unilaterais e coercitivas adotadas contra a Rússia, como as aplicadas contra Cuba, prejudicam a vida das pessoas comuns”, disse Guskov, segundo informações da Reuters.
A Rússia, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, continua exportando grãos para Cuba e outros parceiros comerciais, apesar das sanções que complicam a logística.
Cuba, uma nação insular de 11 milhões de habitantes isolada pelas sanções dos EUA, enfrenta consecutivas crises econômicas.
Os custos crescentes do trigo, outros grãos e combustível contribuíram para a escassez de alimentos, remédios e outros bens básicos na ilha.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário