Publicidade

Rural Produtivo apresenta caprinocultura, artesanato, galinhas e bolo frito de polvilho

  • em



Produção de mandioca e artesanato das mulheres de Candiba

 

O Rural Produtivo deste sábado (2) vai mostrar a caprinocultura da Associação de Moradores Criadores e Produtores Indígenas Pankararê, no município de Glória, e o artesanato, a produção de hortaliças e de mandioca das mulheres, em Candiba. Vai falar sobre o crescimento da criação de galinhas no município de Wanderley.

 

Criação de galinhas no município de Wanderley

 

E também ensinará uma receita de bolo frito de polvilho, além da apresentação musical da banda Lascachinela. Sempre aos sábados, às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TV Educativa da Bahia.

 

 

Na comunidade indígena de Pankararê da aldeia Serrota do Brejo do Burgo, no município de Glória, os associados receberam reprodutores, equipamentos e orientação técnica para o manejo com rebanho e silagem com as variedades das espécies vegetais da caatinga. A produção de caprinos e ovinos é comercializada na localidade para melhoramento genético e fortalecimento dos criatórios.

 

O programa foi até a comunidade Lagoa dos Anjos, conhecer o artesanato, produção de hortaliças e de mandioca das mulheres no município de Candiba. Através de investimentos, várias ações estão sendo desenvolvidas para capacitar e contribuir com o crescimento econômico e social. O grupo de dança Quilombo dos Anjos empodera jovens e adultos promovendo o autorreconhecimento como remanescentes quilombolas. O telespectador vai conhecer a artesã Madalena, que trabalhou como babá em São Paulo e atualmente tem o artesanato e a agricultura como fontes de renda na sua cidade natal.

 

 

Na comunidade de Mata, no município de Wanderley, a criação de galinha caipira em pequenos espaços, com alta produtividade e lucros crescentes, está transformando a vida dos produtores. Cada família foi beneficiada com insumos, galos reprodutores e acompanhamento dos técnicos rurais para prevenção de doenças e cuidados com o bem-estar das aves que possibilitam melhores condições produtivas de ovos.

 

Ainda nesta edição, a artesã Madalena, membro da Associação do Quilombo dos Anjos e da Associação Grupo de Economia Solidária de Candiba (AGESCAN), vai ensinar como fazer a peta, um tipo de bolo frito de polvilho, na comunidade Quilombo Lagoa dos Anjos, em Candiba. E para finalizar, forró com a banda Lascachinela, em Ribeira do Pombal.

 

 

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

 

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

 

facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

 

SERVIÇO:
Programa ‘Rural Produtivo’
Sábado (02), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *