Rudá Ricci: qual a política de educação do governo Lula? (vídeo)
por Opera Mundi em
Em entrevista a Breno Altman, na TV Opera Mundi, Rudá Ricci analisa o desmonte da educação feito pelos governos Michel Temer (MDB) e de Jair Bolsonaro (PL). Ricci é formado em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, com mestrado e doutorado pela Unicamp, Ricci atualmente é presidente do Instituto Cultiva, além de consultor de diversa entidades vinculadas ao setor educacional. Também é autor de diversos livros. Entre esses, “O fascismo de massa no Brasil” e “Terra de ninguém”.
Uma das questões mais relevantes do debate nacional é o rumo da educação brasileira. Desde a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, os governos Temer e Bolsonaro começaram uma escalada de contrarreformas tanto no ensino superior quanto na educação média e fundamental.
Além de abrir ainda mais espaço para privatização do ensino, a lógica dessas administrações neoliberais foi desidratar o sistema educacional como formador da cidadania, reforçando o que Paulo Freire chamava de “educação bancária”, ou seja, colocar o ensino a serviço das necessidades operacionais do capitalismo brasileiro. Com o governo Lula, a expectativa é que essa longa etapa de retrocessos na educação chegue ao seu final.
Não apenas para resolver gargalos orçamentários gravíssimos, especialmente em relação às universidades federais, mas fundamentalmente para colocar a educação pública, da creche ao doutorado, como um dos pilares de um projeto de desenvolvimento baseado na democratização do conhecimento, da crítica e da cultura.
1:06:20 Quais as consequências da reforma do ensino médio e como o governo Lula deveria se comportar a seu respeito? 1:08:25 Rudá Ricci: “Temos que revogar essa porcaria de reforma do ensino médio”
1:13:40 Rudá Ricci: “O ministro da educação deveria ser Daniel Cara”
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
Deixe um comentário