Publicidade

RS- Cresol Metropolitana vai garantir acesso a crédito para trabalhadores e sindicatos

  • em


Secretário de Administração e Finanças da CUT/RS, Antônio Güntzel, assina primeiras abertura de contas
Foto: Marcus Pérez/CUT/RS

 

Uma alternativa financeira para trabalhadores (as) e sindicatos sem amarras dos grandes bancos privados, de forma cooperativada. Esta é a proposta da Cresol Metropolitana, lançada nesta quarta, 27 de maio na sede da CUT/RS, em Porto Alegre. “Nós que temos o sonho de mudar o mundo, não podemos ficar na mão do sistema financeiro. Então decidimos potencializar as experiências cooperativas e solidárias de crédito”, explica o presidente da Central, Amarildo Cenci. Ele reforça o esforço para a concretização dessa parceria, “por que ficar na mão desses agentes financeiros que concentram e exploram a renda?”, acrescenta.

 

A parceria foi viabilizada com a Cresol. Cooperativa de crédito surgida no início dos anos de 1990, com o propósito de garantir acesso a empréstimo financeiro com juros subsidiados para trabalhadores (as) da agricultura familiar. Atualmente possui mais de 500 mil famílias cooperadas, em dez estados brasileiros. “É um grande avanço da estratégia de consolidar a política de acesso dos trabalhadores ao crédito”, explica o conselheiro da Cresol, Gelson José Ferrari. “Cada operação da Cresol tem o foco de trabalhar esse dinheiro que viabiliza sonhos, é mais que passar dinheiro, mas a necessidade de uma família de produtores que querem ampliar sua casa, ampliar sua produção ou adquirir um veículo para seu trabalho. Com isso temos uma operação ganha-ganha, com equipes que primam por pessoas que atendem pessoas. Nossa cooperativa inverte o processo atual que fecha agências e tira trabalhadores”, acrescenta.

 

Explica que o banco cooperativado é balizado pela transparência, onde o associado vai para assembleia discutir a destinação dos recursos do trabalho, e o processo de organização da entidade. A vinda da Cresol para a região metropolitana de Porto Alegre, foi definida por meio de proposta aprovada no 15º Congresso Estadual da CUT/RS, defendida pelos delegados da Adufrgs, Jairo Bolter e da FETRAF-RS, Rui Valença.

 

O lançamento teve transmissão, ao vivo, pelas redes sociais e contou também com a participação do presidente da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e de Economia Solidária do RS, Gervásio Plucinski, da secretária-geral da CUT/RS, Vitalina Gonçalves e do vereador do PT, em Porto Alegre, Adeli Sell. Com apresentações do cantor e compositor gaúcho, Antônio Gringo. Foram assinados contratos de abertura de contas que formaliza a parceria da CUT/RS ao sistema Cresol, assim como as representações dos assentados de Viamão, Charqueadas, Capela de Santana e Nova Santa Rita.

 

Presidente da CUT/RS,Amarildo Cenci (esquerda) e Conselheiro da Cresol, Gelson José Ferrari.
Foto: Divulgação
  • Compartilhe