Os dados mostram que o Estado atingiu o número 1.0003.065 contaminações por Covid-19, com o registro de 7.462 novos casos somente nesta sexta-feira, 7 de maio , conforme o painel da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS).
Também conforme o painel, foram confirmadas mais 139 mortes no período entre 5 de abril e 6 de maio. São 25.807 vítimas do coronavírus no Estado.A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIS) está em 79,6%.
A epidemiologista, reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que também integra o comitê científico responsável pelo assessoramento ao governo estadual nesta área, Lúcia Pellanda, em live do Sul 21 realizada nesta sexta-feira, destacou “o momento delicado” que o RS ainda enfrenta atualmente. “Não é um momento nada bom, ainda. A gente deveria, talvez, ter aguardado um pouco mais, aguardado uma queda maior para poder aumentar a mobilidade e as liberações”, destacou.
O Rio Grande do Sul está em bandeira vermelha conforme o Modelo de Distanciamento Controlado, extinto pelo governador Eduardo Leite (PSDB), suspendendo o modelo de cogestão com as prefeituras. As novas regras foram apresentadas aos deputados estaduais, prefeitos mas ainda não entraram em vigor. Geraram muitos questionamentos principalmente dos administradores municipais. A ideia é que a classificação por bandeiras seja substituída por um sistema de alerta nas regiões.O anúncio das novas regras foi adiado pelo governo do Estado do dia 10 para 15 de maio.
Deixe um comentário