Publicidade

Retrospectiva 2020 das boas notícias

  • em


Vivemos um 2020 diferente. Foi um ano difícil e muito desafiador para todos nós. Mas é possível ser otimista e que 2020 teve sim boas notícias, mesmo em tempos de pandemia. Abaixo, uma retrospectiva positiva desse ano.

 

1- A vacina mais rápida da história: O Coronavírus troxe medo para todo o Mundo. Ao mesmo tempo a esperança pela vacinação salvará milhões de pessoas. Segundo a OMS, existem mais de 160 vacinas em desenvolvimento ou em testes, das quais muitas estão na fase 3, a última etapa de testes em humanos antes da aprovação. Entre elas estão a da Sinovac, na China, e a da Universidade de Oxford, em parceria com AstraZeneca, do Reino Unido. Normalmente, a produção de uma imunização para uma doença infecciosa demora entre 10 e 15 anos. Por isso, a vacina eficaz contra a covid-19, em menos de dois anos, será um dos maiores conquistas na história.

 

2- Aumenta expectativa de vida. A idade média dos brasileiros aumentou em 3 meses e 4 dias, de 2017 para 2018, alcançando 76,3 anos. Desde 1940, já são 30,8 anos a mais que se espera que a população viva. Os dados são das Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas pelo IBGE em 2020. Para as mulheres, espera-se maior longevidade: 79,9 anos.

 

3- Crescimento no consumo de carne artificial. Em 2020 multiplicaram-se as empresas que querem produzir carne em laboratório, cultivando bactérias em vez de engordar animais. Com isso, cerca de 70 bilhões frangos não são mortos ao ano e protege o meio ambiente.

 

4- A qualidade do ar melhorou. Graças às medidas ambientais do continente europeu, houve 60 mil mortes prematuras a menos do que em 2009. Além disso, a quarentena diminuiu consideravelmente o fluxo de veículos das ruas, diminuindo a poluição nas vias.  As emissões de gás carbônico nunca foram tão baixas desde a 2º Guerra Mundial.

 

5- A vida animal respirou. Foram vários exemplos de animais que apareceram em lugares remotos durante o confinamento. Na Índia, por exemplo, milhares de tartarugas marinhas colocaram mais de 60 milhões de ovos, o que não acontecia há muito tempo.

 

6- “Deise do Tombo”. Pode aparecer algo tão simples, mas um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar a universitária Deise Gouveia, de 21 anos, mais conhecida como “Deise do Tombo”, flagrada cambaleando com um copo de cerveja na mão e levando um tombo, que a fez rolar e cair dentro da casa da vizinha Paula, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Foi aí, então, que a estudante descobriu que a vizinha faz tratamento de câncer e passa por desafios financeiros. A jovem aproveitou a repercussão do tombo e usou a fama para o bem: arrecadou mais de R$ 130 mil reais, que será doado para a vizinha. Além do dinheiro, Deise do Tombo também disponibilizou o próprio endereço para pessoas que queiram doar alimentos, frutas, legumes ou fraldas tamanho M.

 

7- Superação. Ela é guerreira. Estamos falando de Angelina Friedman. Com 102 anos atualmente, ela sobreviveu à gripe espanhola de 1918, superou um câncer, uma hemorragia interna e em 2020, curou-se do Coronavírus por duas vezes.

 

Esses são alguns dos exemplos das boas notícias e boas ações durante esse ano complicado que foi 2020. Não pense que foi tudo uma tragédia. Vamos acreditar em um 2021 de muita saúde, paz e de muitas realizações. Ano que vem voltaremos trazendo boas notícias.

 

Wyl Villas Bôas é jornalista e sempre otimista por dias melhores

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *