Publicidade

Reginaldo Lopes defende taxação sobre exportação de minérios com lucro revertido à sustentabilidade ambiental

  • em



Reginaldo Lopes defende taxação sobre exportação de minérios com lucro revertido à sustentabilidade ambiental

 

O Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), defendeu nesta quinta-feira (19) a revisão da Lei Kandir, que isenta de imposto a exportação de minérios. O parlamentar ressaltou que essa isenção somente gera perda de arrecadação para os estados produtores de minérios e incentiva a desindustrialização do País. As declarações ocorreram durante o Seminário Resistência, Travessia e Esperança, promovido pelo PT na Câmara e no Senado, PT Nacional, Fundação Perseu Abramo e Instituto Lula.

 

Segundo o petista, a decisão tomada ainda na época do presidente Fernando Henrique Cardoso para compensar o setor pela paridade entre o real e o dólar, não faz mais sentido diante da diferença cambial entre as duas moedas.

 

Lei criminosa

 

“Essa Lei Kandir foi criminosa. Isentar ao longo do tempo a exportação primária de minérios tem gerado perdas bilionárias para estados produtores, como Minas Gerais, e também para o Brasil, que perde sua soberania ao deixar de desenvolver a sua indústria. Qual empresário do setor de mineração vai investir na industrialização se ele ganha muito mais simplesmente exportando minério bruto, e sem pagar imposto?”, argumentou.

 

Durante o seminário, o líder petista ressaltou ainda que não é contra a mineração no País. Porém, ressaltou que essa atividade precisa se modernizar tecnologicamente, gerar dividendos para o País e respeitar o meio ambiente.

 

“Por isso temos que tributar a exportação de algumas commodities, não para inviabilizar a exportação, mas para gerar lucro para todo o povo brasileiro. Se por acaso o preços das commodities cair no mercado internacional, não tem problema reduzir o tributo. Porém, precisamos desse recurso para investir na sustentabilidade ambiental e na industrialização, principalmente nas regiões onde se explora o minério, para gerarmos mais emprego e renda”, defendeu.

 

O seminário contou ainda com a participação de outros parlamentares da Bancada do PT e de especialistas no tema.

 

(*) Por Héber Carvalho – PT na Câmara




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *