Publicidade

Reabertura de bares e restaurantes é antecipado em dois dias no Maranhão

  • em


O governo do Maranhão antecipou para este sábado, 27, a reabertura de bares e restaurantes fechados há três meses, em decorrência da epidemia da covid-19. O calendário da retomada das atividades não essenciais previa essa retomada a partir de segunda-feira, 29, mas, atendendo aos apelos dos empresários do setor, o prazo foi antecipado em dois dias para incluir o fim de semana. A medida inclui os estabelecimentos localizados em shoppings centers.

 

O setor foi um dos mais penalizados neste período de fechamento, quando apenas atividades de delivery foram permitidas. Levantamento realizado pela seccional maranhense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 979 trabalhadores foram demitidos nos 90 dias de suspensão das atividades, enquanto outros 85 foram afastados temporariamente do trabalho.

 

A perspectiva é de que muitos postos de trabalho sejam reabertos, mas a previsão é que isso aconteça de forma gradual. No entanto, muitos pequenos negócios fecharam suas portas definitivamente, por não terem como se sustentar sem faturamento.

 

Até o início da noite de hoje, 23, o governo do Estado não havia divulgado o protocolo que será utilizado na reabertura de bares e restaurantes, o que vem trazendo insegurança ao setor, que acredita ter poucos dias para se adaptarem às exigências sanitárias que serão feitas para o funcionamento dos estabelecimentos. Sabe-se, no entanto, que será exigida distância de dois metros entre as mesas, bem como a utilização de máscaras pelos trabalhadores e também pelos clientes.

 

 

 

  • Compartilhe