“Quando a mulher negra se move o mundo se move com ela”, disse Angela Davis. É o que vemos acontecer na Colômbia com a eleição de Gustavo Petro presidente, uma vitória histórica só possível porque contou com o forte apoio da base popular onde se destaca o movimento das mulheres negras, liderado pela vice-presidenta a advogada e ativista social negra, Francia Marquez.
Além desse forte conteúdo social da chapa Petro-Francia, a vitória do Pacto Histórico representa mais um passo na guinada da América Latina para a esquerda, um golpe profundo na política intervencionista de Washington contra a Venezuela bolivariana. O mundo progressista espera agora pela provável vitória de Lula no principal país da América Latina.
Gustavo Petro definiu a difícil eleição contra o candidato da extrema direita, representante da oligarquia mais sanguinária do nosso continente, como a “política da vida contra a política da morte”.
É o mesmo trágico dilema que o eleitorado brasileiro tem diante de si, que chamamos por aqui de “civilização contra a barbárie”. Sem a menor dúvida o governo neofascista de Bolsonaro representa a morte do povo por Covid, fome e bala.
Os três principais eixos citados por Gustavo Petro, “paz, justiça social e justiça ambiental” são os mesmos da luta democrática e popular do Brasil. Neles estão contidas as lutas contra a desigualdade social e a destruição do meio-ambiente e as lutas contra racismo, o machismo, a homofobia, as fake news, o extermínio de jovens negros e dos povos indígenas.
E a realização desses três eixos centrais só será possível com integração soberana dos países da América Latina, objetivo que poderá ser alcançado com a provável vitória da esquerda no Brasil.
É a partir desse bloco progressista latino-americano que o Brasil de Lula estreitará suas relações com os países africanos para combater a fome e defender a paz num mundo multipolar.
(*) Por Val Carvalho, escritor e militante de esquerda.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário