Publicidade

PT divulga nota de repúdio à autoconcessão da medalha de Mérito Indigenista a Jair Bolsonaro

  • em



Na nota, divulgada nesta sexta-feira (18), logo após o espetáculo, realizado no Ministério da Justiça, o Partido dos Trabalhadores (PT) repudia também os gestores bolsonaristas que vêm destruindo a política indigenista do Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro, do PL, vestiu um cocar, nesta sexta-feira (18), para receber, em cerimônia no Ministério da Justiça, a medalha do mérito indigenista, uma honraria, criada em 1972, para homenagear as personalidades que se destacam pela proteção e promoção dos povos indígenas brasileiros.

 

Indigenistas, juristas, lideranças de povos indígenas, dentre outros, consideram essa autoconcessão uma afronta e um escárnio contra os povos indígenas. A honraria, publicada no Diário Oficial da União (DOU), de quarta-feira (16), já havia sido publicado que Bolsonaro estaria na lista dos agraciados deste ano. A premiação é definida pelo ministro da Justiça, Anderson Torres.

 

Confira a nota de repúdio do PT.


NOTA DE REPÚDIO

 

A Setorial Nacional Indígena do Partido dos Trabalhadores repudia veementemente autoconcessão da medalha de Mérito Indigenista ao Presidente da República Jair Bolsonaro e a seus gestores que vêm destruindo a política indigenista existente no Brasil.

 

A condecoração foi criada em 1972. Desde então, muitos sertanistas, indigenistas, antropólogos e outras pessoas que prestaram serviços relevantes aos povos indígenas no Brasil receberam esta homenagem. Darcy Ribeiro, Mário Juruna, Dalmo de Abreu Dallari e Raoni Matuktire encontram-se entres os homenageados. Sydney Possuelo, ontem (17) devolveu a sua medalha em sinal de protesto.

 

Ao se inserir entre homens e mulheres sérios que sempre apoiaram e defenderam os direitos dos povos indígenas, Bolsonaro escancara seu cinismo e afronta o povo brasileiro e todos os povos indígenas.

 

Brasília, 18 de março de 2022.

Partido dos Trabalhadores

Setorial Nacional Indígena




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *