Publicidade

Profissionais das áreas técnicas de eventos do DF realizam ato no Dia Nacional das Artes (12/08)

  • em


Mobilização pelo reconhecimento profissional de técnicos de eventos culturais começa no dia e 7 de agosto pelo Instagram e culmina no dia 12, no Complexo Cultural da República, em Brasília.

 

 

Reunidos no Coletivo Backstage Brasília, estes profissionais da cadeia produtiva reivindicam reconhecimento de suas atividades. Entre as demandas da categoria estão a definição de jornada e condições dignas de trabalho, programa de capacitação e treinamento e formalização e certificação profissional, a imediata admissão da categoria no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), a inclusão nos editais do FAC, além do cumprimento da Lei Aldir Blanc, que destina recursos do Governo Federal para artistas e profissionais do backstage.

 

Levantamento realizado pelo coletivo, indica um contingente superior a 500 trabalhadores das áreas técnicas, no Distrito Federal, como iluminação, sonorização, montagem, cenografia, contrarregragem, direção de palco, roadie, engenharia de estrutura, logística, dentre outras.

 

A grave situação na qual se encontram, decorrente da pandemia de Covid-19 e a consequente interdição de suas atividades, intensificou a unidade e consciência organizacional da classe.

 

Cientes da necessidade de seus conhecimentos e expertise para a correta realização de eventos corporativos, comerciais, culturais, de entretenimento, esporte e lazer, estes cidadãos e cidadãs exigem visibilidade e atenção do Estado, representados pelo Governo Federal e pelo Governo de Brasília.

 

No ato do dia 12 (Dia Nacional das Artes), a partir das 17h, os associados do Coletivo Backstage serão representados/as por mais de uma centena de cases ou estojos [utensílio usado para carregar equipamentos de trabalho], identificados com nomes e áreas de atuação.

 

Enfileirados, como num cortejo, os cases ocuparão a Praça do Complexo Cultural da República e, ao anoitecer, uma projeção mapeada na cúpula do Museu Nacional irá apresentar as reivindicações do movimento. Este será um ato não presencial, para evitar aglomeração e contágio, que poderá ser acompanhado nas redes do Coletivo @backstagebrasília e todos/as estão convidados/as a fortalecer o ato com divulgação, usando as hashtags #atopelatecnicadf #tecnicadf.

 

No dia 7 às 16h, antecipando o ato de grande impacto visual, o coletivo abre seus canais – @backstagebrasília – para uma conversa informativa sobre o que tem realizado desde a sua criação, as campanhas sociais promovidas bem como pautas de políticas públicas para o setor. A Live vai contar com a participação dos membros @marcelpapa.prod@renatoravengar e @filipecdr.

 

Para aqueles que se solidarizam com categoria e queiram doar alimentos não perecíveis, manteremos um ponto de coleta onde as pessoas poderão fazê-lo de dentro do seu carro, na parada de ônibus do Eixo Monumental, ao lado da Biblioteca Nacional.

 

  • Compartilhe