Publicidade

Professores da rede pública do DF aprovam calendário de lutas e mobilização nas escolas

  • em



Na Assembleia Geral, realizada na manhã desta quinta-feira (24), o SinproDF registrou avanços nas negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF)

 

A categoria do magistério público do Distrito Federal realizou assembleia geral no estacionamento da Funarte nesta quinta-feira (24). Mais uma vez, a participação de professores e professoras orientadores (as) educacionais foi expressiva: além da presença na assembleia, educadores(as) debateram a pauta de reivindicações e as lutas do próximo período nas assembleias regionais que aconteceram ao longo do mês de março.

 

A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sinpro-DF informou que o sindicato entrou na Justiça contestando a quebra de isonomia contida na Lei Complementar 191/22. A ação reivindica que o congelamento dos anuênios seja revogado para o conjunto das categorias, não apenas para servidores (as) da Saúde e da Segurança, já contemplados pela lei.

 

A comissão de negociação relatou sua reunião com o governador Ibaneis Rocha, no dia 21/3. A diretoria do Sinpro avalia que o encontro foi muito importante para estabelecer o diálogo acerca da pauta de reivindicações, da qual o governador tem conhecimento desde quando ainda era candidato.

Foto: Sinpro-DF

 

A reunião só foi possível pela força demonstrada pela mobilização – em especial, a expressiva participação da categoria na primeira assembleia do ano, nas assembleias regionais e na paralisação do dia 22 de fevereiro.

 

Ao governador, a comissão destacou a importância do cumprimento da meta 17 do PDE (Plano Distrital de Educação), que versa sobre a isonomia salarial entre as carreiras de ensino superior do GDF. Para alcançá-la, será necessário adotar algumas estratégias, como a incorporação da Gaped. O GDF providenciará um estudo de impacto dessa proposta.

 

O governo afirmou à diretoria do Sinpro que atenderá a dois pleitos importantes: a ampliação da abrangência do GDF Saúde para nacional, sem aumento de mensalidade; e a manutenção do pagamento do valor referente ao auxílio-saúde – com projeto a ser enviado à Câmara Legislativa.

 

Ibaneis também se comprometeu com a manutenção das reuniões de negociação. A próxima já está agendada para a semana que vem.

 

Esta é uma vitória importante, que só foi possível graças à mobilização da categoria.

Encaminhamentos

 

 

É fundamental fortalecer a agenda de lutas e ampliar a mobilização nos locais de trabalho. Isso exercerá uma importante pressão sobre o governo, interferindo positivamente nos rumos das conversas na mesa de negociação.

 

Para dar sequência às lutas de 2022, a assembleia geral aprovou um calendário que inclui intensificar as visitas às escolas, em todas as regionais, para aprofundar os debates e envolver mais e mais professores(as) e orientadores(as) educacionais.

 

No fim desse processo, está prevista nova Assembleia Geral para 27 de abril, podendo ser antecipada.




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *