Publicidade

Produção rural diversificada protegendo o meio ambiente

  • em



Vida Terrestre – Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade – Objetivo 15 dos ODS e a TS – ILPF-Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em propriedades de agricultura familiar.

 

 

A complementariedade das metas estabelecidas no Objetivo 15 dos ODS ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/15 ) com a TS que está sendo apresentada pode ser observada em vários aspectos.

 

 

Destacam-se entre eles a necessidade de combater à desertificação, a restauração da terra e dos solos degradados com o objetivo de proporcionar benefícios para o desenvolvimento sustentável.

 

 

Também deve ser considerada a necessidade de integração dos ecossistemas e da biodiversidade no planejamento nacional e local na busca de um manejo florestal sustentável incluindo a conservação e o reflorestamento

 

 

A TS – ILPF-Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em propriedades de agricultura familiar foi desenvolvida pela EPAMIG com sede em Sete Lagoas.

 

 

A proposta da TS é integrar atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, de forma a recuperar áreas de culturas e de pastagem degradadas.

 

 

O projeto piloto foi implantado em uma região que possui grande demanda por madeira reflorestada, além de estar situada em uma importante bacia leiteira, portanto uma região com forte potencial para a expansão de sistemas de produção integrados e planejados, implantados dentro de um manejo conservacionista, especialmente voltado para o produtor rural.

 

 

A escolha das culturas e o sistema de plantio é realizada de forma conjunta entre o produtor e a assistência técnica, no caso a EPAMIG e EMATER e pelas quais também são realizados Dias de Campo e cursos de capacitação.

 

 

Entre os resultados alcançados podem ser observados a melhoria da qualidade do solo e da água pelo aumento da cobertura do solo reduzindo a erosão, facilitando a infiltração de água e o reabastecimento do lençol freático, reduzindo o escorrimento superficial da água e o assoreamento de córregos.

 

 

As avaliações realizadas no aspecto quantitativo apontam produtividades satisfatórias em relação à média de outras propriedades, mesmo considerando a fertilidade do solo quando em processo de reconstrução.

 

 

Outros aspectos também a serem considerados são a melhoria na qualidade do ar, o embelezamento e valorização da propriedade que substitui a área de pasto por uma área onde se explora pecuária, cultura de grãos e exploração florestal e a melhoria na qualidade de vida do agricultor.

 

 

Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:

 

 

https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/integracao-lavoura-pecuaria-floresta-em-propriedades-de-agricultura-familiar

 

 

http://www.agricultura.mg.gov.br/index.php/ajuda/story/4316-inova-norte-discute-integracao-lavoura-pecuaria-floresta

 

 

A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público, entidades de assistência técnica, sindicatos e cooperativas de produtores rurais.

 

(*) Por Jefferson Oliveira – Economista




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *