Publicidade

Prédios do Rio não poderão mais fazer distinção entre elevador social e de serviço

  • em



Com o objetivo de evitar a discriminação em razão da posição social das pessoas, entrou em vigor, no município do Rio de Janeiro, a Lei 7.957 proibindo que os edifícios, sejam comerciais ou residenciais, identifiquem os seus elevadores como “social” ou de “serviço”.

 

 

Segundo o texto, fica proibida a diferenciação entre os elevadores. “A única possibilidade de distinção seria para o “elevador de carga”, conforme já orientávamos desde a Lei Municipal n° 3629 de 2003, que já proibia discriminação de acesso em elevadores na Cidade do Rio de Janeiro”, explica a advogada Caroline Roque, especializada em Direito Condominial e sócia do escritório Coelho, Junqueira & Roque Advogados, que representa cerca de 10% dos condomínios do Rio de Janeiro.

 

 

Apesar da lei ainda precisar de regulamentação, já está prevista a aplicação das seguintes penalidades: na primeira ocorrência haverá uma notificação de advertência e, na hipótese de reincidência, será aplicada multa de R$ 5 mil.

 

 

A advogada ressalta que os condomínios que possuem regras que esbarrem de alguma forma na nova lei devem rever seus regulamentos com seu jurídico antes que a Lei seja regulamentada pelo Poder Executivo, que definirá, dentre outros aspectos, o órgão que aplicará multas.

 

“Entendemos que essa lei representa mais do que uma simples alteração cosmética. A realidade é que a discriminação de acesso em elevadores não deve ser tolerada. No entanto, a forma escolhida pelo legislador poderá causar, provavelmente, mais confusão do que efetivo combate à discriminação em um primeiro momento”, acredita a advogada.

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com