Com a assinatura dos 24 deputados distritais, nesta terça-feira (9/1), a Câmara Legislativa (CLDF) vai instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos antidemocráticos ocorridos não só nesse domingo (8), mas também em 12 de dezembro.
O acordo pela unanimidade nas assinaturas do pedido ocorreu durante sessão extraordinária da CLDF, nessa segunda-feira (8/1).
No entanto, o deputado distrital Daniel Donizet (PL) estava fora da Casa, para assumir a Secretaria do Meio Ambiente. O suplente, Reginaldo Sardinha (PL), deveria assinar o documento, mas não o fez, pois o titular decidiu retornar à Câmara Legislativa.
Com duração de 180 dias, a CPI pode, se necessário, ser prorrogada por mais 90. Ao contrário de ter apenas cinco integrantes como de costume, a comissão será composta por sete parlamentares: um de cada bloco constituído na Casa.
Na justificativa para criação da comissão, os distritais justificaram que “a sociedade brasileira — e o mundo — acompanharam atônitos o ataque promovido contra os Poderes instituídos democraticamente em nosso país e contra órgãos e entidades públicos”.
Os parlamentares classificaram os ataques como “brutais” e de “violência desproporcional”.
Agora, após o recolhimento das assinaturas, começam os trâmites para indicação dos integrantes, da relator e da presidência da comissão.
Vale lembrar que uma CPI tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais e autonomia para promover diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, tomar depoimentos de autoridades, bem como requisitar da administração pública informações, documentos e serviços, inclusive policiais.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário