Publicidade

Petroleiros pedem suspensão do Plano Estratégico da Petrobras 2023-2027

  • em



A Federação Única dos Petroleiros (FUP) pediu a suspensão do plano ao Conselho da Petrobras até que o novo governo eleito se manifeste. Entidade integrou base de apoio que levou à vitória do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva nas eleições gerais de 2022, publicamente contrário à privatização da maior estatal brasileira.

 

De acordo com representantes da FUP, a suspensão ocorreria até que representantes do novo governo se posicionem sobre o tema. “Estamos numa transição de governo. Logo, é razoável que o Plano Estratégico da Companhia 2023-2027 seja realizado, a partir das orientações e prioridades estratégicas dos representantes do novo governo”, destaca o documento assinado pelo coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Em junho deste ano, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia recomendou incluir a Petrobras na lista de estudos para privatização. Em setembro, estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) chamou de “desmonte” a venda acelerada de patrimônios de infraestrutura da companhia — entre 2013 e 2022, foram comercializados 94 ativos (80 no Brasil e 14 no exterior), totalizando US$ 59,8 bilhões de dólares.

Estudos comprovam que a venda da estatal é prejudicial ao País. “O Plano Estratégico constitui-se como importante instrumento de gestão da Companhia, representando a visão das prioridades de investimentos para os próximos anos. Ele é fruto de análise técnica, subordinado aos pressupostos orientados pelo Conselho de Administração da Petrobrás, que é escolhido pelos seus acionistas, incluindo o governo: o seu maior acionista”, avalia.

Na última semana, a FUP pediu o engajamento da direção da estatal ao processo de transição do governo. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já se declarou contrário à privatização da Petrobras. “Vamos parar com essa estupidez de querer privatizar a Petrobras. Vamos parar com essa estupidez”, discursou Lula, em ato com apoiadores na quadra da escola de samba Portela, no Rio de Janeiro. O ex-presidente é crítico ainda da atual política de paridade internacional da estatal, que atrela o preço dos combustíveis ao dólar. Em seu programa de governo, ele promete alterar a prática.

 

Em matéria no seu site, a FUP diz que “após o resultado da eleição presidencial do dia 30 de outubro, que deu a vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) a FUP enviou nota à presidência da Petrobrás, pedindo que a estatal se envolva e contribua no processo de transição democrática de governo e colocando importantes reivindicações para o futuro da Petrobrás, do Brasil e da categoria petroleira”.

 

Prossegue a nota informando que, na quinta-feira (10/11), a Federação enviou novo ofício, cobrando respostas e reafirmando as demandas colocadas. A FUP requer que a gestão da Petrobrás determine “a imediata suspensão até que os representantes do novo governo se posicionem” dos seguintes pontos:

 

A – Processos de privatização.

 

B – Alterações nos regulamentos dos planos de previdência e no benefício saúde.

 

C – Processos de transferência em massa de trabalhadores.

 

D – Aprovação do Plano Estratégico da Petrobras – PE 2023-202.

 

Confira a nota completa da FUP:

FUP cobra que plano estratégico da Petrobrás 2023-2017 seja elaborado pela gestão entrante

 

Com Correio Braziliense e FUP




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com