Publicidade

Petroleiras ganham dinheiro no mercado, não com produção

  • em



Desde a década de 1980, companhias viraram empresas financeiras

 

 

Chevron, BP, Shell e Exxon e outras 20 petroleiras tiveram, nos primeiros 9 meses do ano, lucro total de US$ 174 bilhões, informa o jornal britânico The Guardian. O Governo Biden reclama que as companhias não aumentam a produção. Sem surpresas. Um especialista do setor de petróleo explicou à coluna que as grandes petroleiras há muito deixaram de ter na exploração e produção seu negócio central. Viraram empresas financeiras, controladas por grandes gestoras de fundos.

 

 

O movimento começou no final da década de 1970, início dos anos 80. Até esse período ainda vigorava, de alguma maneira, o preço dos contratos de petróleo, estabelecido pelas companhias. Mas a partir dos anos 80, isso mudou. Pouco a pouco, todas as companhias criaram empresas financeiras. A ELF (atual Total) criou na Suíça; a BP, em Londres; a Exxon escolheu Nova York. Sempre perto de alguma Bolsa. No começo, não era tanto para ganhar dinheiro, mas para poder participar da formação do preço.

 

 

Hoje, a ExxonMobil é praticamente controlado pela Vanguard. A Chevron tem o mesmo gestor como um dos principais acionistas, junto com State Street e Black Rock. A Shell ainda tem cerca de 1/3 do capital controlado pelo governo holandês, mas Black Rock e Capital são acionistas importantes. Perfurar deixou de ser o mais importante. Desde a década de 1980, o preço do petróleo vem subindo, com oscilações apenas em momentos de crise (virada para a década de 90 e em 2008).

 

 

Até a Petrobras abriu, na década de 80, uma empresa em Londres. Mas isso é assunto para amanhã.

 

 

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *