Publicidade

Petistas manifestam apoio aos atos em Defesa da Democracia realizados nesta quinta

  • em



Parlamentares da Bancada do PT na Câmara expressaram pelo Twitter apoio incondicional aos atos realizados em todo o País, nesta quinta-feira (11), em defesa da democracia. Diversas manifestações foram realizadas em várias cidades brasileiras, com destaque para a que ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Em um auditório lotado com cerca de 800 pessoas, foi lida a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”.

 

 

Elaborada por juristas, o documento que reúne mais de 920 mil assinaturas faz referência à “Carta aos Brasileiros de 1977” – marco na resistência ao regime militar – e critica os “ataques infundados” realizados ao sistema eleitoral brasileiro e às instituições da República, base do “Estado Democrático tão duramente conquistado pela sociedade brasileira”.

 

 

A Carta é considerada uma crítica indireta ao presidente Jair Bolsonaro, e a parte de seus apoiadores, pelos ataques cotidianos desferidos à Justiça Eleitoral e ao STF, e pela disseminação de fake news que tentam minar a credibilidade das urnas eletrônicas. Em inúmeras oportunidades, o próprio Bolsonaro já insinuou que pode não aceitar o resultado das urnas em caso de derrota.

 

 

Para a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), defender a democracia na atual conjuntura política também é preservar o direito de o povo reivindicar melhores condições de vida.

 

 

“Defender a democracia é defender as condições para o povo lutar e pautar seus direitos: comida na mesa, criança na escola, estudante na universidade, gente com emprego, renda e moradia. Essa luta é de todos nós”, afirmou.

 

 

 

Presente à leitura da Carta na Faculdade de Direito da USP, o deputado e secretário-Geral do PT Paulo Teixeira (PT-SP) ressaltou que este foi o momento de dar um basta ao golpismo no Brasil.

 

 

“Emocionante acompanhar a leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros, bem pertinho do querido José Carlos Dias. Dissemos, juntos, um basta ao golpismo”, disse.

 

 

 

 

Já o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tuitou logo cedo: “Mais de 920 mil pessoas já assinaram a Carta pela Democracia, que vai ser lida hoje em todo o Brasil”.

 

 

Ao lembrar que o atual presidente da República se recusou a assinar a Carta, o deputado Padre João (PT-MG) saudou os vários setores da sociedade que se uniram em defesa da democracia.

 

 

“O País acordou com o barulho de uma carta em defesa da democracia que o presidente da República eleito não assinou. Saudamos a união de trabalhadores, políticos, empresários, cientistas. Há tempos não víamos fenômeno tão civicamente saudável. Que essa onda abrace todo o povo”, ressaltou.

 

 

Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP) reconheceu a importância do ato, mas lamentou que nos tempos atuais a democracia ainda esteja sob ameaça.

 

 

“É uma situação esdrúxula a que vivemos hoje, após mais de 30 anos da promulgação da Constituição cidadã, ter que defender a democracia contra ameaças às eleições e ao próprio Estado de Direito”, opinou.

 

 

Leia, a seguir, outras manifestações em defesa da Carta pela Democracia:

 

 

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “Eu assinei a Carta pela democracia. Não permitiremos que ninguém ataque a nossa democracia, que lutamos muito para conquistar. Não há democracia sem cidadania!”

 

 

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “A leitura da nova Carta aos Brasileiros, na Faculdade de Direito da USP, será lembrada como uma importante reação da sociedade brasileira contra toda forma de golpismo!”

 

 

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “Os atos de hoje marcam a retomada das ruas em protesto contra os constantes ataques de Bolsonaro às instituições democráticas e que mergulham o país cada vez mais em uma crise política sem precedentes”.

 

 

Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “Hoje é dia de gritar com todas as nossas forças: Estado Democrático de Direito sempre!”

 

 

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Hoje é dia de reafirmar nosso compromisso com a democracia e o Estado de Direito. Defender a democracia é o único caminho para a construção de um Brasil com mais empregos, mais igualdade e fraternidade. Democracia sempre!”.

 

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “O Brasil dá um basta! O dia de hoje tem o simbolismo de reunir diferentes pessoas, representações, movimentos, instituições, partidos e sociedade civil para reafirmar o compromisso com a democracia. Ditadura nunca mais!”.

 

 

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “O Ato Pela Democracia recordou mortos na ditadura, pediu respeito ao sistema eleitoral e levou uma multidão ao Centro de SP. Dentro e fora da Faculdade de Direito da USP, a Carta Em Defesa da Democracia foi lida por alunos da instituição e terminou com gritos de Fora Bolsonaro”.

 

 

Também se manifestaram em defesa da Carta os deputados petistas Alencar Santana Braga (SP), Paulo Guedes (MG), Paulo Pimenta (RS), Alexandre Padilha (SP), Marcon (RS), Rubens Otoni (GO), Natália Bonavides (RN), José Guimarães (CE), Patrus Ananias (MG), Professora Rosa Neide (MT), Pedro Uczai (SC) Vicentinho (SP).

 

Por Héber Carvalho, PT na Câmara

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *