Publicidade

Pesquisa Datafolha: Lula tem 45% dos votos para presidente; Bolsonaro marca 34%

  • em



Distância de petista para atual presidente oscilou de 13 para 11 pontos percentuais; Ciro soma 7%, e Tebet tem 5%

 

 

A pesquisa do Datafolha sobre a disputa pelo Palácio do Planalto, divulgada nesta sexta-feira (9), mostra um cenário estável: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida de primeiro turno com 45% das intenções de voto e,  Jair Bolsonaro (PL), aparece, pela primeira vez, com 34%. Segundo o resultado da Folha, o presidente oscilou positivamente dois pontos, dentro da margem de erro, e nominalmente esta é a menor distância entre eles desde maio de 2021.

 

 

 

O levantamento do DataFolha foi realizado na quinta (8) e nesta sexta (9). Com isso, pôde medir o impacto imediato das grandes manifestações comandadas pelo presidente por ocasião do 7 de Setembro, na quarta. Os números indicam que não houve impacto imediato da manifestação na opinião dos eleitores. A estabilidade na corrida presidencial se soma à alta convicção do eleitorado: 77% dizem estar totalmente decididos sobre o voto para presidente.

 

 

 

O ex-presidente Lula  mantém na liderança e está 11 pontos à frente de Bolsonaro , aponta nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira. De acordo com o levantamento, a 23 dias do pleito, Lula tem 45% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro. Há uma semana, o petista marcou 45% dos votos, contra 32% do candidato do PL. O presidente oscilou, portanto, positivamente dois pontos, dentro da margem de erro.

No segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet, 5%. Na última pesquisa, o pedetista tinha 9% e Tebet os mesmos 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) marcou 1% das intenções de voto cada. Além deles, 4% do eleitorado diz que votará em branco ou nulo, enquanto 3% afirmam que estão indecisos. Os demais candidatos não pontuaram.

Também não houve mudança na avaliação do governo: 31% consideram a gestão do presidente ótima ou boa e 42% a avaliam como ruim ou péssima, mesmos índices do levantamento anterior. Já a avaliação regular passou de 27% para 25%. O Datafolha indica, porém, que houve interrupção da trajetória de melhora na avaliação positiva do governo registrada até então. Além disso, os mesmos 50% dizem nunca confiar no que é dito pelo presidente.

Entre as mulheres, segmento que é maioria do eleitorado, não houve mudança. Lula oscilou de 48% para 46%, e Bolsonaro, de 28% para 29%, mesmo após a repercussão de declarações machistas do presidente no 7 de setembro.

Também não houve impacto significativo até o momento do aumento do valor pago pelo programa Auxílio Brasil para R$ 600, cuja primeira parcela já foi paga em agosto. No segmento com renda de até 2 salários mínimos, Bolsonaro ficou estável, com 26% dos votos,contra 54% de Lula.

Bolsonaro, por sua vez, mantém vantagem no eleitorado evangélico, segmento que Lula tem priorizado em suas atividades de campanha e propaganda. O presidente tem 51% dos votos, contra 28% do rival.

Considerando apenas os votos válidos (excluindo nulos e brancos), Lula manteve o patamar de 48%. O atual presidente tem agora 36% dos válidos.

Os números indicam tendência de queda de Lula na proporção de votos válidos e, com isso, o ex-presidente vê as chances de vencer no primeiro turno diminuírem. Em agosto, o petista tinha 51% dos votos válidos. Em junho, 53%. Em maio, 54%.

O Datafolha questionou os eleitores ainda sobre um possível cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Segundo o instituto, o petista tem 53% nesse cenário, contra 39% de Bolsonaro. Na última pesquisa, o petista tinha 53%, contra 38% de Bolsonaro.

Já o índice de rejeição está estável. Entre os entrevistados, 51% afirmam que não votam de forma alguma em Bolsonaro, contra 52% no último levantamento. Já Lula marcou 39% de rejeição, o mesmo da pesquisa anterior.

O Datafolha ouviu 2676 pessoas, em 191 municípios. Essa pesquisa, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Contratado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o levantamento foi registrada sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Do Globo e Folha de S. Paulo com edição do Jornal Brasil Popular




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *