No segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet, 5%. Na última pesquisa, o pedetista tinha 9% e Tebet os mesmos 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) marcou 1% das intenções de voto cada. Além deles, 4% do eleitorado diz que votará em branco ou nulo, enquanto 3% afirmam que estão indecisos. Os demais candidatos não pontuaram.
- Após 7 de Setembro: Lula tem 48% dos votos válidos, contra 36% de Bolsonaro
- Datafolha: 51% dizem que não votariam de jeito em nenhum em Bolsonaro; rejeição de Lula é de 39%
Também não houve mudança na avaliação do governo: 31% consideram a gestão do presidente ótima ou boa e 42% a avaliam como ruim ou péssima, mesmos índices do levantamento anterior. Já a avaliação regular passou de 27% para 25%. O Datafolha indica, porém, que houve interrupção da trajetória de melhora na avaliação positiva do governo registrada até então. Além disso, os mesmos 50% dizem nunca confiar no que é dito pelo presidente.
Entre as mulheres, segmento que é maioria do eleitorado, não houve mudança. Lula oscilou de 48% para 46%, e Bolsonaro, de 28% para 29%, mesmo após a repercussão de declarações machistas do presidente no 7 de setembro.
Também não houve impacto significativo até o momento do aumento do valor pago pelo programa Auxílio Brasil para R$ 600, cuja primeira parcela já foi paga em agosto. No segmento com renda de até 2 salários mínimos, Bolsonaro ficou estável, com 26% dos votos,contra 54% de Lula.
Bolsonaro, por sua vez, mantém vantagem no eleitorado evangélico, segmento que Lula tem priorizado em suas atividades de campanha e propaganda. O presidente tem 51% dos votos, contra 28% do rival.
Considerando apenas os votos válidos (excluindo nulos e brancos), Lula manteve o patamar de 48%. O atual presidente tem agora 36% dos válidos.
Os números indicam tendência de queda de Lula na proporção de votos válidos e, com isso, o ex-presidente vê as chances de vencer no primeiro turno diminuírem. Em agosto, o petista tinha 51% dos votos válidos. Em junho, 53%. Em maio, 54%.
O Datafolha questionou os eleitores ainda sobre um possível cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Segundo o instituto, o petista tem 53% nesse cenário, contra 39% de Bolsonaro. Na última pesquisa, o petista tinha 53%, contra 38% de Bolsonaro.
Já o índice de rejeição está estável. Entre os entrevistados, 51% afirmam que não votam de forma alguma em Bolsonaro, contra 52% no último levantamento. Já Lula marcou 39% de rejeição, o mesmo da pesquisa anterior.
O Datafolha ouviu 2676 pessoas, em 191 municípios. Essa pesquisa, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Contratado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o levantamento foi registrada sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
Deixe um comentário