Com o painel online “60º Aniversário da Campanha de Alfabetização Cubana, uma Revolução na Educação”, o Dia Internacional da Alfabetização foi comemorado, em Cuba, nesta quarta-feira (8/9). Pela primeira vez, a celebração ocorreu virtualmente no país caribenho em razão do contingenciamento sanitário imposto pela pandemia da Covid-19.

O evento pode ser visto no canal do Ministério da Educação de Cuba no YouTube:

 

A diretora do Museu Nacional da Campanha de Alfabetização, Luisa Campos; a especialista da Comissão Nacional Cubana da Unesco, Laura Moriña; e a diretora do Programa Nacional de Educação do Escritório Regional de Cultura para a América Latina e o Caribe da Unesco falaram sobre o assunto na abertura do painel Dr. Miguel Llivina Lavigne, ao vivo de instalações do Ministério da Educação na capital cubana.

Entre 9h30 e 11h, foram realizadas as conferências “Fidel, alfabetização e chuva”, da jornalista e ensaísta Katiuska Blanco Castiñeira; “O protagonismo decisivo do Dr. Armando Hart no épico de alfabetização de Fidel”, da escritora e pesquisadora Eloísa Carreras Varona; e “Vida, trabalho educativo e legado do Dr. Leonela Confia”, ministrado pelo pesquisador Jorge Tamayo Collado, do Instituto Central de Ciências Pedagógicas.

Sob o tema “Alfabetização para uma Recuperação Centrada nas Pessoas: Ponte da Divisão Digital”, a celebração deste ano examina como a alfabetização pode contribuir para a construção de uma base forte para uma recuperação baseada no homem, enfatizando a necessidade de impor o direito à alfabetização e incentivar a aquisição de habilidades digitais de leitura e escrita por jovens e adultos com vistas à recuperação centrada nas pessoas após a crise Covid-19.

Também aproveita os fatores que permitem que a alfabetização seja baseada em tecnologia inclusiva e útil para que ninguém fique para trás. Dessa forma, este Dia representa uma oportunidade de repensar o futuro do ensino e da aprendizagem no campo da alfabetização no contexto da pandemia e além.

Inúmeros eventos serão organizados ao redor do mundo em nível comunitário, escolar e nacional, além de dois encontros globais, que acontecem nesta quarta (8) e nesta quinta-feira (9).

Confira também mais informações