Uma imagem de Iemanjá foi encontrada quebrada na Praia da Vila, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, nesta segunda-feira (6). De acordo com o registro na delegacia, o ato de vandalismo aconteceu entre às 22h deste domingo (5) e 5h desta segunda.
O caso acontece após os festejos em homenagem à Rainha do Mar. O Dia de Iemanjá é celebrado no dia 2 de fevereiro. O caso foi registrado na Delegacia da cidade como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo” e “danos”, tendo como motivação intolerância religiosa. Policiais civis realizaram perícia no local.
Nas redes digitais, a reação foi imediata. O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) postou em suas redes que se trata de mais um caso de racismo religioso: “Semana passada nos deparamos com mais casos de racismo religioso, com violentos ataques a imagens religiosas! Em Saquarema (RJ), na madrugada posterior ao dia de Yemanjá, uma imagem sua foi derrubada do altar e teve sua proteção de vidro quebrada. Já em Itajaí (SC), a imagem da mesma orixá teve sua cabeça arrancada. Em Magé (RJ) e na Baixada Fluminense, um busto de Maria Conga, entidade das religiões de matriz afro, foi depredada com símbolos nazistas esculpidos”, escreveu no Instagram.
Na mensagem, o pastor completa dizendo que infelizmente não são episódios raros nem isolados. “Praticantes das religiões de matriz africana no Brasil convivem diariamente com a discriminação e a violência. O racismo e o conservadorismo no nosso país estimulam a intolerância contra a pluralidade da fé, impondo uma única crença, que não dialoga com o Cristo que louvamos: negro, da periferia, que acolheu os marginalizados de sua época”.
E ainda: “Nos últimos quatro anos tivemos um governo que não cuidou do seu povo e incentivou a intolerância. Nesses novos tempos, que se iniciaram en janeiro, estamos construindo com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Ministério de Direitos Humanos (MDH) iniciativas, em conjunto com os estados, que combatam não só o racismo religioso, mas também toda e qualquer atitude contra as Comunidades Tradicionais e o povo negro em nosso país. A luta contra o racismo deve ser de todos nós!”
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário