Publicidade

Partido Socialista vence eleições legislativas em Portugal

  • em



O Partido Socialista (PS) ganhou as eleições legislativas realizadas neste domingo em Portugal, de acordo com os resultados oficiais publicados hoje pelo Ministério da Administração Interna

 

 

Desta forma, o partido governista obteve maioria absoluta na Assembleia da República, descrita como histórica pelos analistas.

 

 

Com menos de 1% dos votos ainda por contar, o PS conquistou 117 cadeiras no corpo legislativo, de um total de 230.

 

 

Atrás estava o Partido Social Democrata conservador (PSD) com 71 assentos, um resultado em linha com as pesquisas anteriores.

 

 

Seguindo atrás com menos de 10% foram o partido de extrema-direita Basta, que ganhou 12 cadeiras na Assembleia, a Iniciativa Liberal, o Bloco de Esquerda e a Coalizão Democrática Unitária.

 

 

O Primeiro Ministro Antonio Costa descreveu o dia como muito especial e agradeceu a todos os portugueses por sua participação.

 

 

Apesar das restrições trazidas pela pandemia, a abstenção caiu hoje, disse Costa no hotel Altis na capital, de acordo com o Diario de Noticias.

 

 

O processo eleitoral que terminou no dia anterior começou há uma semana, quando cerca de 300.000 eleitores do país exerceram seu direito de voto com antecedência, uma medida adotada para evitar multidões no dia da reunião de massa.

 

 

Naquele dia, o prefeito da cidade do Porto (norte), Rui Moreira, recebeu Costa, que votou lá e descreveu a eleição como um momento único em que os cidadãos decidem.

 

 

O anfitrião, por sua vez, reconheceu a votação antecipada como uma tentativa de reduzir a abstenção em um país onde este exercício pelo correio não é contemplado.

 

 

Naquele dia Costa evitou reagir às urnas que na época apontavam para uma queda do PS e disse que as eleições são ganhas no dia da votação.

 

 

Por seu lado, o líder do PSD da oposição e ex-prefeito de Porto, Rui Rio, acusou os socialistas de não terem uma estratégia e de se limitarem a criticar.

 

 

Mais de 10,8 milhões de pessoas foram convocadas para votar nestas eleições, que foram antecipadas na metade da legislatura após a rejeição parlamentar do orçamento de 2022 elaborado pelo atual governo, mas o resultado permite que o atual governo continue ao leme do país sem grandes contratempos.

 

 




SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.

 

 

Você pode nos ajudar aqui:

 

 

Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

 

 

BRB

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

 

 

→  PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

 

 

📷 Instagram

🎞️YouTube

📱Facebook  

💻Site

 

 

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

 

 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

 

 

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *