Publicidade

Paraná e Santa Catarina apostam no diálogo para a construção do piso regional

  • em



Relator da Subcomissão que trata do Piso Regional no RS, deputado Luiz Fernando Mainardi, quer adotar prática semelhante aos estados vizinhos

 

 

 

“Saio dessas duas agendas convencido de que o diálogo e o entendimento das partes em uma negociação, realizada de forma conjunta, pode nos levar a ter política permanente e previsível quanto ao salário-mínimo regional do RS, como já ocorre em Santa Catarina e no Paraná”, essa foi a conclusão do deputado e relator da Subcomissão para tratar do piso regional do Rio Grande do Sul. Foram dois dias intensos de agenda em que Mainardi pode conversar com as bancadas patronais e dos trabalhadores dos Estados.

 

 

Para Mainardi o RS precisa de previsibilidade, que é o que os dois estados construíram nos últimos anos. “É importante implementar um índice, como o do INPC, e implementar a quebra para cima. Esse aumento de quebra para cima, se der 11,2% pode chegar a 12%, pode ser maior que os 50% do PIB de 2019. É uma definição para o piso regional em prol do trabalhador e da economia como ocorre aqui no Paraná” afirmou.

 

 

Juliano Romano, que representa a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná no Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda entende que a negociação sempre foi o caminho. “A negociação foi sempre muito bem disputada, muito bem defendida e acho de alto nível essas discussões, de forma que viemos a ter o maior piso regional do Brasil”. Para ele todos ganham politicamente com isso. “Eu reforço aqui as palavras de que o empregado bem remunerado ele é mais produtivo, ele busca melhor qualificação, obtém mais resultado e esse reconhecimento gera renda, se transforma em resultado. Nós estamos no caminho certo, com algumas correções e procuramos sempre aperfeiçoar o nosso processo” finalizou.

 

 

A presidenta do Conselho Estadual de Emprego e Renda do RS, Maria Helena Oliveira, acompanhou as agendas e lembrou que em terras gaúchas o Conselho não delibera sobre o salário-mínimo regional, o que aponta como um erro. “O piso no RS é o menor salário pago para trabalhadores com carteira assinada, me alegro em ver que existe diálogo entre as partes nos dois estados. Pode ser difícil sim, mas se o trabalhador ganha a economia gira e todos nós ganhamos”.

 

 

 

Agenda

 

 

No Paraná, Mainardi visitou a Agência do Trabalhador, reuniu-se com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e participou de reunião do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda. Em Santa Catarina participou de reunião com representantes das Centrais Sindicais e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

 

 

Ele conheceu as duas metodologias que consistem, no Paraná, de um Conselho tripartite com participação governamental, patronal e dos trabalhadores, sendo hoje o maior Piso Regional do país. Em terras catarinenses impera uma mesa de diálogo entre entidade patronal e representantes dos trabalhadores, definido o reajuste o governo só encaminha o Projeto de Lei para votação no legislativo.

 

 

 

 




 

 

SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR

 

O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.  Você pode nos ajudar aqui:

 

• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9

• BRB

 

Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo

• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48

 

E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:

📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/

🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg

📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/

💻 https://www.brasilpopular.com/

📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!

🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

  • Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *