A busca pela paz e a preservação ambiental foram os temas que mais mereceram a atenção do papa Francisco e do presidente Lula no encontro que tiveram nesta quarta-feira (21), no Vaticano.
A visita do presidente ao sumo pontífice faz parte da agenda que Lula cumpre na Itália e foi um desdobramento da conversa que os dois tiveram por telefone em 31 de maio, quando Lula ressaltou a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia.
LEIA TAMBÉM: Na Itália, Lula coloca o Brasil a serviço da paz e da economia verde
Desta vez, no Vaticano, Lula convidou o papa a fazer uma nova visita ao Brasil, para assistir à tradicional festa do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, no mês de outubro. A primeira viagem internacional do pontífice após assumir o cargo, em 2013, foi para o Rio de Janeiro.
O presidente entregou a Francisco uma gravura da Sagrada Família feita pelo artista pernambucano J. Borges, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, presenteou o líder da Igreja Católica com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.
O papa Francisco, por sua vez, presenteou o casal com uma obra em bronze, produzida no próprio Vaticano, com a mensagem “A paz é uma flor frágil”. “Estamos em tempos de guerra e a paz é muito frágil”, disse ele ao presidente Lula (veja no vídeo abaixo).
Em seu perfil no Twitter, o presidente Lula agradeceu ao papa “pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz”.
A paz é uma flor frágil.
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/V8NIlHujef
— Lula (@LulaOficial) June 21, 2023
Impossível segurar a emoção ao entregar a imagem e contar um pouco sobre Nossa Senhora de Nazaré ao querido Papa Francisco. Nazinha reúne milhões de católicos todos os anos no Círio de Nazaré, em Belém, e em outubro estarei lá novamente para agradecer por todas as bençãos… pic.twitter.com/Sfe4j3cE88
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) June 21, 2023
Encontro com líderes de Itália e França
Antes de encontrar o Papa Francisco, Lula se reuniu com líderes italianos, incluindo o presidente Sergio Mattarella, o ex-primeiro-ministro Massimo D’Alema e a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein.
A agenda incluiu ainda uma reunião bilateral com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e um encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, um dos políticos estrangeiros a visitar Lula quando ele estava injustamente preso em Curitiba, em julho de 2018.
Nesta quinta-feira (22), Lula viajará para a França, onde tem encontro marcado com o presidente Emmanuel Macron.
Do PT Brasil com Palácio do Planalto
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
📷 https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
🎞️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
📱 https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
💻 https://www.brasilpopular.com/
📰🇧🇷BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
🔊 💻📱Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR 📰🇧🇷
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
Deixe um comentário